Lobby na Anvisa: Eduardo Suplicy responde a matéria do ‘Estadão’

Da Redação
Durante a sessão plenária desta terça-feira (22), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comentou matéria do jornal Estado de S. Paulo, segundo a qual muitas empresas usam parlamentares para fazer lobby na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a reportagem, empresas farmacêuticas, laboratórios químicos e indústrias de alimentos usam políticos para tentar pressionar a Anvisa na defesa de seus interesses. Um desses parlamentares seria o senador Eduardo Suplicy, que intercedeu em favor da autorização do uso do remédio lenalidomida no Brasil, para tratamento do mieloma.
O senador disse que enviou uma carta ao jornal, confirmando a participação em uma reunião em que representantes da International Myeloma Foundation entregaram à Anvisa um abaixo-assinado com mais de 22 mil assinaturas em favor do estudo da liberação da lenalidomida para tratamento do mieloma múltiplo, um tipo de câncer que atinge a medula óssea. Suplicy reafirmou seu compromisso com a ética e negou qualquer pedido de descumprimento de normas da Anvisa.
Na carta, Suplicy explicou que o uso da substância já é liberado na América do Norte e em países da Europa e da América Latina. Segundo o senador, a combinação de várias drogas, entre as quais a lenalidomida, é a melhor estratégia encontrada para o tratamento do mieloma múltiplo. O parlamentar ainda acrescentou que os ricos conseguem importar os medicamentos, mas o pobres não têm acesso a esse tipo de remédio de última geração. O senador disse que, diante dessas informações, decidiu apoiar a solicitação da liberação lenalidomida no Brasil.
- Solicitar a atenção da Anvisa para analisar a liberação ou a comercialização de produtos que possam curar ou diminuir o sofrimento das pessoas constitui minha legítima atuação como senador da República – disse Suplicy.
Xuxa
O senador também leu uma carta endereçada à apresentadora de TV Xuxa Meneghel, elogiando a postura dela em conceder uma entrevista ao programa Fantástico, no último domingo (20). Xuxa relatou abusos sexuais que sofreu na infância e, segundo Suplicy, seu exemplo pode ajudar a combater o abuso infantil e incentivar outros jovens a denunciar situações de exploração sexual.
- Sua entrevista foi acompanhada com comoção por milhares de pessoas em todo o Brasil. Sua fala terá uma repercussão muito positiva – disse o senador.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços