Lídice da Mata: estados e municípios sofrerão perda de receita com a redução de IPI

Da Redação
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) mostrou preocupação, nesta terça-feira (22), com as medidas econômicas do governo federal, anunciadas na segunda-feira, que reduziram o IPI sobre a indústria automotiva. Em pronunciamento em Plenário, a senadora concordou que é preciso agir para manter os empregos do setor, mas alertou que a redução no imposto irá refletir diretamente na queda de arrecadação de estados e municípios, além de estimular ainda mais a compra de novos carros, comprometendo a mobilidade urbana nos grandes centros.
- O IPI atinge o Fundo de Participação dos Estados [FPE] e o Fundo de Participação dos Municípios [FPM]. A manutenção do parque automotivo nacional é extremamente importante para os empregos do Brasil, mas essa não pode ser a grande linha de estimulo à industria nacional. Ela significa a perda de receita para os municípios e trará dificuldades aos grandes centros, que não suportam mais a injeção de novos veículos a cada ano, inviabilizando o trânsito, a mobilidade urbana e a qualidade de vida de suas populações – afirmou.
A senadora disse entender as medidas tomadas pelo governo, como as mudanças nas regras da poupança, apresentadas ao Senado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta manhã. Para ela, é preciso manter aquecidos o consumo e a economia, de forma a assegurar que o Brasil tenha índices de crescimento, mesmo que pequenos, mas importantes para enfrentar a crise econômica mundial.
Lídice da Mata afirmou, no entanto, que o governo deve pensar em novas formas de estímulos sobre o transporte coletivo urbano, para que se possa baixar a tarifa e estimular o seu uso.
Turismo na Bahia
Em seu discurso, Lídice da Mata registrou também a realização nos dias 17, 18 e 19 de maio do 1º Salão Baiano de Turismo, em Salvador. O evento foi um misto de negócios, exposições e apresentações culturais para apresentar e divulgar os principais destinos, produtos e segmentos do turismo da Bahia. Durante os três dias, cerca de dez mil visitantes entre operadores de turismo brasileiros e estrangeiros, jornalistas, empresas de receptivo, hotéis, representantes de segmentos, câmaras técnicas e empresários, conheceram melhor as atrações turísticas e culturais do estado.
A senadora destacou dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicando que a Bahia recebeu, em 2011, mais de 11 milhões de visitantes, sendo 5,3 milhões de outros locais do país, cinco milhões baianos conhecendo seu estado e 558 mil estrangeiros. Entre os turistas nacionais, o maior número foi de paulistas. Já entre os internacionais, a maioria veio da Argentina. Esses visitantes movimentaram R$ 7 bilhões do setor. Em 2009, ano da última pesquisa do instituto, o volume movimentado tinha sido de apenas R$ 5 bilhões.
- A Bahia é o terceiro destino mais visitado do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e para São Paulo. No Nordeste, a Bahia é o estado preferido. Ao mesmo tempo em que nos sentimos honrados com essa posição, a realização do salão reafirmou nosso compromisso de melhorar a cada dia mais o serviço de turismo do estado – garantiu.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços