Casildo Maldaner defende função social dos ‘royalties’ do petróleo

Da Redação
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em pronunciamento nesta quarta-feira (23), pediu uma reforma nos critérios de distribuição dos royalties do petróleo que contribua para reduzir a “perversa concentração” de recursos na União e alguns estados. O parlamentar argumentou que a conquista da autossuficiência em petróleo e o aumento da segurança ambiental na extração do produto possibilitam “distribuir para todos, sem prejuízo de quem produz”.
- Os frutos dessa riqueza devem cumprir uma função social de justiça e de instrumento de indução ao desenvolvimento nacional – disse o senador.
Casildo Maldaner afirmou que no tempo da promulgação da Constituição de 1988, que estabeleceu a distribuição de royalties, o Brasil ainda era grande importador de petróleo, enquanto hoje a produção da Petrobras supera 2,1 milhões de barris por dia e o país também se aproxima da autossuficiência no refino. Além disso, conforme o senador, a Carta Magna previu os royalties como “compensatórios aos danos colaterais, entre eles, os ambientais” da exploração do petróleo.
- Naquele momento, a produção era relativamente pequena, e os riscos, inversamente proporcionais. Hoje, o cenário é diametralmente diferente do que era à época. Para se explorar o petróleo à época, o dano ambiental era fantástico – disse.
Casildo Maldaner afirmou ainda que no PLS 488/2011, aprovado pelo Senado em outubro de 2011, os estados e municípios produtores de petróleo “cederam um pouco”, mas espera que os recursos possam ser investidos na área social para que “o Brasil participe desse bolo”.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços