Projeto “Tecendo o Futuro” vai qualificar detentas






Ação vai oportunizar uma profissão a mulheres em situação de prisão; durante curso, as participantes poderão receber até um salário mínimo, além de terem a pena reduzida

O prefeito, Barbosa Neto, anunciou hoje(8), no Dia Internacional da Mulher, a ampliação do projeto “Tecendo o Futuro”, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que passa a ofertar qualificação profissional às detentas do 3º e 4º Distritos Policiais de Londrina.



Inédito no município de Londrina, o lançamento do programa de qualificação profissional, que acontece durante a 20ª Semana Municipal da Mulher, é uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda; Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Vara de Execuções Penais (VEP).



Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, a ação do projeto é uma iniciativa que possibilita às mulheres a garantia de uma oportunidade de emprego depois do cumprimento da pena. Serão oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de turismo e hotelaria, alimentação, construção e reparos, estética e costura industrial. Comum a todas as detentas, também será proporcionado os seguintes conteúdos: direito civil e trabalhista, empreendedorismo, preparação para o trabalho, inclusão digital, postura, seleção de pessoal, matemática, português, estímulo ao aumento de escolaridade e relacionamento interpessoal.



De acordo com a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira, as detentas, além da oportunidade de receber até um salário mínimo, vão trabalhar com carteira de trabalho e direitos trabalhistas. “Elas terão uma conta poupança para onde será destinado todo dinheiro. Para a autonomia de qualquer mulher, o trabalho é fundamental, principalmente, para evitar a reincidência infracional”, afirmou. “Cabe ao município e aos seus gestores públicos, pensar em estratégias que garantam a preparação para o trabalho, qualificação profissional e oportunidades para esse público específico”, completou.



Conforme Neiva Viera, a Vara de Execuções Penais fará a seleção das mulheres que serão conduzidas até o novo posto de trabalho. “Para cada três dias de serviço, será reduzido um dia da pena”, acrescentou a secretária.



A juíza de Direito da Vara de Execuções Penais (VEP) e da Corregedoria dos Presídios da Comarca de Londrina, Márcia Guimarães Marques da Costa, disse que “essa é uma oportunidade única para a cidade de Londrina, onde começa o entrosamento da Secretaria de Justiça, dos Poderes e da sociedade para que as pessoas que cometeram atos ilícitos possam ser reintegradas”.



O programa vai funcionar em uma das casas do Barracão da Prefeitura, que fica atrás da Companhia Cacique de Café Solúvel, na região oeste. Durante a coletiva, o prefeito assinou o termo de cessão do imóvel para o programa, onde as empresas participantes montarão suas ilhas de produção. A primeira empresa a fechar parceria com o projeto é o Grupo Couroada, que produz couro.



Projeto Tecendo o Futuro



O objetivo do projeto, iniciado em 2009, pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é atuar junto às carceragens femininas do 3º e 4º Distritos Policiais de Londrina, para atender as principais demandas das detentas: informação e orientação para defesa de direitos, assistência à saúde e realização de atividades produtivas, apoio social, sociológico e psicológico com vistas à remissão de pena e à ressocialização.



Segundo a Secretaria da Mulher, o público beneficiado é de aproximadamente 150 mulheres e além da remissão de pena, que era o objetivo inicial, o trabalho contribui para a ressocialização das detentas, melhora a autoestima e a convivência entre o grupo.



Entre as ações já desenvolvidas pelo projeto está a revisão de processos resultando na libertação de 20 detentas; implantação de oficinas de crochê, artes plásticas e de musicalização, em parceria com o Festival de Música de Londrina, além de atendimento psicológico em parceria com a Faculdade Pitágoras através do curso de Psicologia.



Estiveram presentes na solenidade representantes do secretariado de Londrina, o coordenador da empresa parceira do projeto Tecendo o Futuro – Courada, Everaldo Kill, a juíza de Direito da Vara de Execuções Penais e da Corregedoria dos Presídios da Comarca de Londrina e representantes da sociedade civil.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade