Novos critérios de qualidade e gestão ambiental mostram que portos precisam de melhorias

Redação/ Agência -

Dentre os 29 portos públicos submetidos aos critérios de Qualidade de Gestão Ambiental da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), o Itaqui destacou-se em 5º lugar no país. A análise feita pela Antaq, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), adotou rigorosos critérios de avaliação ao criar um índice que deverá nortear daqui pra frente às decisões de negócios nos portos nacionais. O Índice de Qualidade de Gestão Ambiental dos Portos (IQGAPO) reúne avaliações das categorias econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.

O Porto do Itaqui, que em outros anos ocupou a 6ª posição, ficou à frente de grandes complexos portuários como Santos (SP), Recife e Suape (PE), Paranaguá (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Pelo novo critério, o IQGAPO ganhou fundamentos científicos com a colaboração da Universidade de Brasília (UNB). Os resultados gerados pelo índice demonstram que grande parte dos portos públicos brasileiros precisa de melhorias consideráveis na gestão ambiental. Somente 07 portos alcançaram pontuação a partir de 50. Itajaí, em Santa Catarina, ficou em primeiro lugar, com pontuação de 89,9.

Dos portos da região Nordeste, o Itaqui ficou com a segunda colocação do índice, alcançando 59 pontos, contra 66,2 do Porto de Fortaleza (CE). Outro critério analisado e com destaque para o Maranhão foi o que avaliou os portos pelo tipo de carga movimentada (cargas gerais). Do total de 29 portos, 15 foram avaliados, o Itaqui ficou em 4º lugar, com 59 pontos.

Com relação às quatro categorias nas quais foram divididas o IQGAPO: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos, o Itaqui teve melhor performance na área sociológico-cultural, com 83,3 pontos e econômico-operacional, com 63,7 pontos, ocupando as 4ª e 2ª colocações no país. Cada categoria possui o seu peso específico, representado em porcentagem, para a composição do índice global.

O porto maranhense ficou bem colocado no item de maior peso, o econômico-operacional (59%). Entre os quesitos avaliados nesta área estavam: liberação das licenças ambientais; quantidade e qualificação dos técnicos ambientais, treinamentos e capacitação ambiental, auditoria, prevenção de riscos, comunicação das ações ambientais, agenda ambiental, entre outros.

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