Dia da Mulher: Professora Júlia Wanderley é inspiração para nossa luta


O SISMMAC homenageia a luta das mulheres com a criação de uma personagem que leva o nome de Júlia Wanderley: a primeira mulher a formar-se professora no Paraná.

Você já deve ter reparado na presença recorrente de uma personagem em nossos materiais. Nas últimas edições do jornal Diário de Classe e no panfleto que explica à comunidade os motivos da nossa paralisação de 33 minutos, é a mesma professora que ilustra nossas páginas: a Júlia.

Como mais de 90% da nossa categoria, ela é uma mulher, ama a profissão, mas não fica parada frente às precariedades enfrentadas em nosso cotidiano. Nossa professora Júlia é uma militante comprometida com a qualidade da educação pública e está sempre está chamando outros professores e professoras para a luta por condições dignas de trabalho, maiores salários, correções no plano de carreira e em defesa do ICS.

Júlia Wanderley: uma trajetória de luta para chegar às salas de aula
Nossa querida professora Júlia não recebeu este nome por acaso. A personagem é uma homenagem à luta das mulheres e, em especial, a trajetória de Júlia Wanderley (1874-1918): primeira mulher no Paraná a formar-se professora, em 1893.

De Ponta Grossa, Júlia se mudou para Curitiba em 1879. Com apenas 16 anos, requereu permissão para prestar exames para ingressar no Curso Normal, que até então era frequentado só por homens. Enfrentando preconceitos, especialmente contra as liberdades da mulher, conseguiu matricular-se na Escola Normal, em 1890. Naquele ano, liderou o movimento para o ingresso de moças no educandário até então aberto somente para o sexo masculino.

Júlia Wanderley, além de uma dedicada professora, adorada por seus alunos, também escreveu sobre variados assuntos relacionados à educação e aos problemas sociais, tendo sido colaboradora de jornais em Curitiba, como Operário Livre e O Artista.

Mulher, feminista e defensora dos ideais socialistas, Júlia Wanderley é um exemplo da garra, coragem e desprendimento exigidos diariamente das mulheres trabalhadoras. Apesar de terem conquistado alguns direitos, as trabalhadoras ainda enfrentam discriminação, desigualdades salariais, violência doméstica e sexual e a sobrecarga de trabalho com o acúmulo de jornadas.

Mais do que comemorar, o Dia das Mulheres é uma data para refletirmos sobre a condição das mulheres trabalhadoras e nos unirmos para a luta por direitos!

Conheça mais sobre a vida de Júlia Wanderley
Uma das mostras atuais do Museu Paranaense, da Secretaria de Estado da Cultura, conta um pouco mais da vida da professora Júlia Wanderley. "Intelectuais e artistas: Mulheres do Paraná" homenageia personalidades do Estado de diferentes épocas e diversas áreas de conhecimento.

Entre as mulheres homenageadas estão as pintoras Iria Cândida Correa e Maria Amélia D´Assumpção, as professoras Zilda Arns, Cecília Westphalen e a poetisa Helena Kolody. A professora Júlia Wanderley também ocupa um espaço especial na exposição.

Lá é possível conhecer um pouco mais sobre a vida da primeira professora formada no Brasil e ver alguns de seus objetos pessoais e de sala de aula. Uma boa opção de passeio com os colegas de trabalho ou com a família. A mostra fica no Museu Paranaense até 1º de abril de 2012.

O Museu Paranaense está localizado na Rua Kellers, nº 289.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços