A Corrente do Bem empreenderá ações e práticas de gentileza amanhã, dia 26

Com a proposta de disseminar uma nova cultura baseada em práticas cotidianas de generosidade, o movimento colaborativo A Corrente do Bem mobilizará, em 2012, milhares de voluntários em 48 países – pessoas que devem atuar, em especial amanhã, 26 de abril, no Dia Mundial da Boa Ação. A meta é atingir mais de 1 milhão de brasileiros – marca conquistada já na edição do ano passado. A ideia central é mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade; ou seja, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Conectar as pessoas é uma das premissas do movimento.

É dentro do cotidiano das pessoas – no quintal das nossas casas –, que residem as melhores oportunidades de realizar um ato gentil. Com essa premissa, A Corrente do Bem defende que a prática de atos gentis e generosos envolve simplicidade, despojamento. No ano passado, por exemplo, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas. Segundo os coordenadores, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente da gentileza. movimento no Brasil.

Em todo o Brasil, várias iniciativas serão desenvolvidas por empresas como Imaginarium; Catarse; IVECO; Primavera Editorial; Voltage; Shopper Experience; Great Place to Work; ONG Banco de Alimentos; ONG Presente de Alegria; Rede Pitágoras; Creche Nosso Abrigo; Berlin Inovação e Tendências; Muda de Ideia; MIND; Agência Click; e Meu Rio; entre outras.


DA TEORIA À PRÁTICA . OS APOIADORES

Uma equipe voluntária composta por empresas e profissionais tem se formado em torno da edição brasileira do movimento colaborativo “A Corrente do Bem”; pessoas que estão doando tempo e expertise em prol da proposta de disseminar uma prática simples e transformadora – mobilizar cidadãos a incluir ações de gentileza e generosidade no cotidiado.

 SÃO PAULO
• Os frequentadores e trabalhadores da feira livre da rua Antônio Bicudo e imediações (Rua Teodoro Sampaio e Metrô Faria Lima), em Pinheiros (SP), serão surpreendidos por uma ação inusitada. Na data, a partir das 7 horas, voluntários farão uma grande distribuição de balões infláveis com o ícone do Mapa do Bem, amarrados a pequenos presentes – livros, serpentinas, apitos, nariz de palhaço, caixinhas etc –, além de um cartão, explicando o conceito que incentiva as pessoas a praticar gestos de gentileza, de boas ações. A proposta visa divulgar, também, a ferramenta Mapa do Bem, um novo modelo de articulação social on-line que motiva o registro, no site www.acorrentedobem.org. A ação – idealizada pela Voltage em parceria com A Corrente do Bem e com o apoio da Balões Personalizados – integra um evento que acontece simultaneamente em 48 países.

• Identificando uma total sintonia com os valores do movimento A Corrente do Bem, a escola Lourenço Castanho vai desenvolver algumas ações com o Núcleo de Projetos Sociais. A principal será uma campanha envolvendo os alunos e os professores do Ensino Fundamental I, com o objetivo de aumentar o acervo da biblioteca da Escola Estadual Martim Francisco. Até o dia 10 de maio, a escola fará uma arrecadação de livros que serão doados à biblioteca.

• Como parte da adesão ao movimento colaborativo A Corrente do Bem, a equipe da Shopper Experience está se mobilizando para arrecadar 100 quilos de ração canina em prol da Associação para o Bem-Estar do Animal “Amigos da Célia”. Instalada em um sítio em Caucaia do Alto (Ibiúna, São Paulo) – comprado com a ajuda de doadores –, a ABEAC cuida de 600 cães abandonados com idade entre três e 15 anos; cerca de 30% são idosos. A instituição foi fundada por Célia Sciumbata, falecida em 2003, e é mantida hoje com o auxílio de associados que participam de campanhas de apadrinhamento de cães – baseadas no conceito de adoção de animais à distância, no qual o “padrinho” custeia a alimentação, a vacina e uma parte dos salários dos funcionários do sítio. Há, também, um abrigo em Parelheiros que abriga 230 cães em 25 canis. Em nove anos de atuação, a ABEAC já resgatou inúmeros animais em situação de risco e direcionou cerca de mil animais para adoção.

 RIO DE JANEIRO
• Na data, a partir das 5 horas, voluntários farão uma grande distribuição de balões infláveis com o ícone do Mapa do Bem, amarrados a pequenos presentes associados à cidadania – além de um cartão, explicando o conceito que incentiva as pessoas a praticar gestos de gentileza, de boas ações. A proposta visa divulgar, também, a ferramenta Mapa do Bem, um novo modelo de articulação social on-line que motiva o registro, no site www.acorrentedobem.org, de gentilezas diárias, iniciativas que tornam o cotidiano mais leve. A ação – idealizada pelo movimento Meu Rio em parceria com A Corrente do Bem e com o apoio da Balões Personalizados – integra um evento que acontece simultaneamente em 48 países. No Rio de Janeiro, a ação acontece na Cinelândia, Largo do Carioca e Rio Branco.

 MINAS GERAIS
• Voluntários farão uma grande distribuição de balões infláveis com o ícone do Mapa do Bem, amarrados a pequenos presentes associados à cidadania – além de um cartão, explicando o conceito que incentiva as pessoas a praticar gestos de gentileza, de boas ações. A proposta visa divulgar, também, a ferramenta Mapa do Bem, um novo modelo de articulação social on-line que motiva o registro, no site www.acorrentedobem.org, de gentilezas diárias, iniciativas que tornam o cotidiano mais leve. A ação – idealizada pelo movimento A Corrente do Bem e com o apoio da Balões Personalizados – integra um evento que acontece simultaneamente em 48 países. A MIND fará um vídeo da ação em diversas ruas. Em Minas Gerais, a ação acontece nas ruas Gonçalves Dias (esquina com a Avenida João Pinheiro); Avenida do Contorno (esquina com Avenida Afonso Pena); e Avenida Brasil (com Afonso Sales).

• CRECHE NOSSO ABRIGO
A creche Nosso Abrigo, que atende 85 crianças em período integral no bairro Cruzeiro, fará a distribuição de origamis de tulipas coloridas. Os alunos vão entregar as flores ao longo da Avenida Afonso Pena, nas proximidades da instituição.

• COLÉGIO MAGNUM BURITIS
O Colégio Magnum Buritis vai distribuir para os alunos cartões nos quais pedem que convidem três pessoas para realizar boas ações, incentivando assim o hábito idealizado no filme “A Corrente do Bem”. Todos os alunos devem participar das ações, desde o maternal até a terceira série, além de professores e funcionários.

• FUMEC
A universidade vai mobilizar professores, alunos, funcionários em torno da divulgação do movimento colaborativo “A Corrente do Bem” para o público interno e externo.


 FERNANDO DE NORONHA (PERNAMBUCO)
• O restaurante Mergulhão, especializado em Gastronomia Brasileira, vai promover uma ação social em Fernando de Noronha. O chef Rafael Sudatti, em parceria com outros chefs da ilha e de Recife, vai ministrar aulas de culinária para jovens da comunidade.

 BRASIL
• O projeto Escritores do Bem visa incentivar autores nacionais a produzir textos literários inéditos sobre organizações não governamentais que atuam nos quatro cantos do Brasil. A proposta é que os escritores contem a história de ONGs por meio de personagens reais, gente que transforma positivamente a vida de milhares de brasileiros – adultos, idosos, jovens e crianças que vivem em situação de risco social. A Primavera Editorial é a primeira editora a apoiar a ação colaborativa e transformará os textos em um livro digital; a coletânea terá download gratuito e ficará disponível no site www.acorrentedobem.org. Entre os primeiros autores a integrar o projeto estão Léa Michaan, Núria Torrents, Gilberto Abrão, Márcio Kroehn, Bruno Chiarioni, Luis Eduardo Matta, Edna Bugni e Stella Kochen Susskind.

• A edição 2012 conta com uma aliança estratégica com o Catarse, um dos principais sites brasileiros de crowfunding (financiamento colaborativo). A equipe do Catarse selecionará projetos de cunho social que já estão inscritos na plataforma para que sejam divulgados nos espaços on-line do movimento colaborativo (blog, Twitter e Facebook). A proposta é ampliar a divulgação de projetos com viés social que buscam financiamento colaborativo. Essa produção de conteúdo em parceria com o Catarse está alinhada à meta de construir uma espécie de Google do Bem, registrando várias iniciativas sociais em uma ferramenta de articulação social on-line.

• As vitrines das lojas Imaginarium contam com um detalhe diferente desde 19 de abril: um simpático display em formato de um coração estilizado, anunciando a parceria com A Corrente do Bem e que incentiva os clientes a empreenderem práticas de gentileza em 26 de abril, Dia Mundial da Boa Ação. A peça integra uma série de iniciativas para difundir a aliança com o movimento colaborativo e mobilizar parceiros de negócio, funcionários e clientes em torno do conceito de boas práticas. Líder em fun design no Brasil, a Imaginarium apoia a proposta pelo segundo ano consecutivo e amplia sua atuação na mobilização colaborativa. Além dos displays, a empresa distribuirá cerca de 15 mil cartões sobre A Corrente do Bem – com textos explicativos sobre o Dia Mundial da Boa Ação e que incentivam a adesão de clientes –; foram produzidos também cerca de 15 mil adesivos para as camisetas usadas pelos colaboradores, vendedores e clientes das lojas franqueadas; banners e posts nos canais virtuais; e-mail marketing sobre a ação para um mailing composto por mais de 600 mil clientes; além de ações internas destinadas aos 200 colaboradores.

 APOIOS NA DIVULGAÇÃO
• O Great Place to Work, IVECO e a ONG Banco de Alimentos estão empenhados na divulgação do movimento A Corrente do Bem entre os funcionários, fornecedores e parceiros de negócio. Além de empreenderem ações para o público interno, estão disseminando a cultura de gentileza defendida pelo movimento colaborativo A Corrente do Bem.


A CORRENTE DO BEM

Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação chegou ao Brasil em 2011 – por iniciativa de Leonardo Elói e coordenação de Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach – com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 48 países: Austrália, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Inglaterra, Cingapura, México, Escócia, Irlanda, Itália, França, Fiji, Rússia, Índia, Holanda, Bélgica, Noruega, Argentina, Espanha, Turquia, Síria, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Coréia do Sul, Porto Rico, Suécia, Brasil, Costa Rica, Indonésia, El Salvador, Moçambique, Guatemala, Colômbia, Dinamarca, Georgia (Europa), Áustria, Bangladesh, Malásia, República Tcheca, Japão, Kuwait, Taiwan, Belarus (Europa), Sérvia, Hungria e Etiópia.

Para concretizar A Corrente do Bem no Brasil houve uma mobilização para a criação de uma rede colaborativa de profissionais e empresas de várias áreas, que atuam como voluntários. Entre os parceiros estão empresas como a Voltage, MIND Marketing Inteligência Digital, Printec Comunicação, Gaia Creative, Monkey Business e Fábio Sevá Design. www.acorrentedobem.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços