Prefeito entregou horta comunitária no jardim São Francisco


Secretaria Municipal de Agricultura fez 18 canteiros na 37ª horta comunitária
O jardim São Francisco, na região oeste, recebeu ontem a 37ª horta comunitária da cidade, que fica na rua dos Inconfidentes, ao lado do campo de futebol do bairro.

Em 220 metros quadrados de terreno, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento fez 18 canteiros, onde estão plantados vários tipos de hortaliças como, por exemplo, alface crespa e roxa, cebolinha, salsinha, almeirão, couve e pimenta.

Os canteiros foram feitos no terreno da Associação dos Moradores do bairro e cada família é responsável por cuidar de seu canteiro, que mede 7 metros quadrados. Sendo assim, 18 famílias serão beneficiadas com o programa e vão cuidar das mudas ali cultivadas.

A boa nova foi comemorada pelo presidente da Associação de Moradores do jardim São Francisco, João Leal Ferreira. “Estamos alegres por ser contemplado por mais um projeto da Prefeitura”, disse.

Ele contou que, em menos de 60 dias, a comunidade abraçou a ideia da horta e a tornou realidade. “No dia em que o prefeito entregou a academia ao ar livre, em 29 de dezembro, combinamos a horta. Rapidamente, mobilizamos os moradores e hoje está sendo inaugurada”, declarou.

O prefeito Barbosa Neto lembrou que o jardim recebeu também o parque infantil, na praça da rua Antimônio, e a Secretaria de Obras está fazendo o recape de diversas ruas do bairro.

Também, comentou que a Fundação de Esportes já doou alambrado para o campo de futebol, que fica ao lado da horta. “O campo do jardim São Francisco será o primeiro dos 15 campos de futebol que iremos iluminar”, declarou o prefeito. A Secretaria de Obras prevê executar o serviço de iluminação em março.

Barbosa parabenizou a comunidade por abraçar a ideia da horta, porque abriu a oportunidade de consumir um alimento sem agrotóxico, além de gerar renda para as pessoas e revitalizar um espaço público. “O que antes era lixo, hoje é comida”, disse.

Estiveram presentes na solenidade de entrega da horta, além do presidente do bairro e do prefeito Barbosa Neto, o coordenador do projeto da horta, Antonio Assofra, e os técnicos da Secretaria de Agricultura, Kia Santana, Cícero Agostinho e Carlos Eikiti Hirooka.

No programa de hortas comunitárias, a Prefeitura viabiliza a aração da terra, adubação inicial com esterco, encanamento da água utilizada para irrigação das hortaliças e as mudas iniciais. Cabe à comunidade, dar continuidade ao plantio. As hortaliças cultivadas podem ser consumidas pelos moradores, doadas ou vendidas. O programa atende a mais de 10 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade