Gilberto Mayer recebe exposição Cores e Matizes

Painéis grandes, de até dois metros, todos pintados em óleo. O conjunto de 11 obras reflete o trabalho do artista plástico Marcio Monteiro, na exposição Cores e Matizes, que será aberta ao público a partir do dia 1º de março, no Centro Cultural Gilberto Mayer. O artista mato-grossense mora em Toledo e já realizou diversos trabalhos, vários deles pintados nos tetos de igrejas pelo Brasil. Nas horas vagas, Marcio aproveita para imprimir seu trabalho nas telas, utilizando pincéis e espátulas.

Nessa exposição, em especial, o artista plástico busca mostrar a variedade de composições artísticas, trazendo obras desde o estilo acadêmico ao abstrato. “Gosto muito de paisagens, mas estou inovando ao pintar telas mais modernas, isso é um pouco desafiador para mim. Os temas escolhidos são índios, paisagens, legumes abstratos e outros. Procurei trabalhar bastante o contraste de luz e sombra, para atrair mais o olhar do expectador para dentro da obra”, detalha.

O artista explica que seu trabalho é também influenciado pelas pinturas de teto que fez, já que a maioria das telas utilizadas é de tamanho grande. “Comecei pintando telas pequenas, mas ao trabalhar para a empresa de Artes Sacra e Religiosa, do artista plástico Marcílio Soares - um dos mais importantes artistas sacros do País - isso refletiu nas minhas obras. Há um certo estranhamento quando pinto telas menores, por isso opto por telas grandes”, comenta Marcio.

A exposição Cores e Matizes poderá ser conferida até o dia 30 de março em Cascavel. O horário de visitação no Centro Cultural Gilberto Mayer é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Sobre Marcio Monteiro

Marcio Monteiro reside atualmente em Toledo, mas é natural de Ivinhema, cidade do Mato Grosso do Sul. A convite de seu ex-professor de artes Marcilio Soares, trabalha na empresa de Artes Sacra e Religiosa. Juntos executam a pintura do teto e as paredes da Paróquia Menino Deus, no Jardim Porto Alegre, em Toledo. Também já realizou pintura de teto em outras igrejas, nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e até no Paraguai.

As telas do artista foram expostas pela primeira vez em 2000, na 1ª Mostra Coletiva do Vale do Ivinhema, em Nova Andradina (MS). Além de participar de várias exposições no Mato Grosso do Sul, as obras de Marcio Monteiro foram expostas nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e em outros países como Chile, Eslováquia, Hungria, Alemanha e República Tcheca.

O trabalho do artista pode ser conferido no endereço: marciomonteiro.blogspot.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços