Conselho de Cultura faz manifesto pelo Cine Teatro Ouro Verde


Os membros do Conselho Municipal de Cultura estão preocupados em criar mecanismos que mantenham a mobilização pela reconstrução do espaço cultural
O Conselho Municipal de Cultura informa que aprovou em reunião realizada no dia 16, um manifesto de mobilização para a reconstrução do prédio do Cine Teatro Ouro Verde, destruído por um trágico incêndio, no último dia 12.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Ramos, o município, por meio do prefeito Barbosa Neto e secretaria estão à disposição da reitoria da Universidade para auxiliar na reconstrução do Teatro.

“Logo na sequência do acidente, o Conselho, que é o colegiado mais importante da cidade, se reuniu com a preocupação de criar mecanismos que mantivessem a sociedade mobilizada. Além do manifesto, também teremos uma petição pública na internet”, adiantou Leonardo.

O Cine Teatro Ouro Verde, o maior de Londrina, foi inaugurado no dia 24 de dezembro de 1952 e foi tombado, enquanto a cidade vivia o auge da exploração cafeeira, daí o nome Ouro Verde. O projeto foi realizado pelo arquiteto Villanova Artigas.

Em 1978, o espaço foi adquirido pela Universidade Estadual de Londrina. Desde os anos 1980, o teatro abriga as mostras do Festival Internacional de Londrina (FILO). O acontecimento no espaço cultural, que completaria 60 anos de existência, gerou comoção na cidade, que atualmente está mobilizada pela sua reconstrução.

Leia abaixo a íntegra do texto do manifesto:

60 anos: O Teatro Ouro Verde não saiu de cena

Assim como sua construção, há 60 anos, foi fruto da ousadia e da união de londrinenses, a continuidade de sua história depende de todos nós que, de alguma forma, fazemos parte dela.

Nesses 60 anos de “Ouro Verde” o nosso maior presente é mantê-lo vivo. Para isso, consideramos que só existe uma perspectiva, reconstruí-lo.
Garantir a recuperação deste espaço tão rico de significados para a cultura paranaense é essencial.

Em 1978, o “Ouro Verde” tornou-se um espaço público através da iniciativa conjunta dos Governos Federal, Estadual, Municipal e da Universidade Estadual de Londrina. Ele é o grande cenário das artes e dos artistas londrinenses.

Neste momento de grande comoção, gerada pela tragédia que se abateu sobre nossa cidade, mais uma vez torna-se imperativa a articulação entre as esferas de Governo, Universidade e Sociedade Civil.

A ousadia, a união e a agilidade devem nortear sua restauração para que possamos recuperar o ícone que o Ouro Verde representa para nós londrinenses.
A dimensão dos desafios exige que coloquemos o melhor de todos nós a disposição desta tarefa.

Queremos somente o indispensável para que Londrina continue sendo um grande e qualificado pólo para as artes e a cultura: A construção do Teatro municipal, a estruturação de espaços para a manutenção nossa grande agenda cultural, momentaneamente desprovida de seu espaço de excelência e a reconstrução/restauração do Cine Teatro Universitário Ouro verde.

O indispensável é possível, sejamos ousados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços