Sarney recebe novo presidente do Conselho Federal de Engenharia

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), o engenheiro José Tadeu da Silva, que assumiu há pouco a presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), para um mandato de três anos. Ele entregou a Sarney convite para a posse da nova diretoria do órgão, que será realizada no dia 14 de março, no Auditório Petrônio Portela, no Senado.

No encontro com Sarney, José Tadeu da Silva colocou à disposição do Congresso Nacional, no processo de elaboração de novas leis, o conhecimento técnico e científico reunido nos conselhos regionais e no Confea. Ao sair do encontro, ele ressaltou a importância das atividades dos engenheiros no processo de desenvolvimento do país.

- Cerca de 80% de tudo o que se faz no Brasil passa pela engenharia e pela agronomia. O país, que é a sexta maior potência econômica do mundo, ainda precisa de muita infraestrutura, enfrenta problemas com obras ainda não concluídas e também com a manutenção de prédios antigos, resultando em desabamentos, como os ocorridos no Rio de Janeiro e em São Bernardo - avaliou o engenheiro.

José Tadeu da Silva comentou projeto (PLS 491/2011) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que cria a exigência da inspeção prévia e periódica em edificações, para verificar condições de estabilidade, segurança e manutenção. O engenheiro considerou o projeto bom, mas sugeriu pequenos ajustes, com a especificação de que os laudos de vistorias sejam feitos conforme normas da Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT).

O projeto de Marcelo Crivella tramita na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde recebeu voto favorável do relator, Zeze Perrella (PDT-MG).

Iara Guimarães Altafin / Agência Senado

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade