Conferência debate iniciativas municipais de meio ambiente


Implantação da Central de Tratamento de Resíduos foi elogiada pela população; debates englobaram seis eixos temáticos
A cidade de Londrina promoveu a 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, neste sábado (28), das 8h às 19h, no auditório do Sest/Senat, localizado na avenida Santa Terezinha, 1377.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consema), e teve como temática principal a “Construção da Agenda 21 Ambiental de Londrina (Rio +20)”.

Durante a conferência, foram discutidas iniciativas e soluções ambientais para a cidade. Os temas foram divididos em seis eixos norteadores: resíduos sólidos; fauna e flora; recursos hídricos; educação ambiental; Fundo Municipal do Meio Ambiente e redução da emissão de gases do efeito estufa.

O secretário municipal de Ambiente, Gilmar Domingues, explicou que alguns assuntos, que já estão sendo analisados pela Prefeitura, vieram ao encontro dos debates trazidos pela população e outros foram elogiados pelos participantes, como, por exemplo, o esforço municipal para a implantação da Central de Tratamento de Resíduos.

“Nas discussões, os participantes trouxeram algumas dúvidas sobre a classificação dos pequenos e grandes geradores de resíduos sólidos e este mesmo assunto está sendo revisto e analisado pela SEMA, desde a semana passada. Estamos analisando a parte documental e realizando vistorias nos locais, com ajuda da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Espera-se que, em 15 dias, o relatório esteja finalizado”, disse Gilmar Domingues.

O secretário de Ambiente afirmou que é importante desenvolver e participar de conferências como esta, porque é uma forma democrática da comunidade mostrar ao município as ações ambientais almejadas e que precisam ser melhoradas. O objetivo final é fazer um documento com as prioridades abordadas pela população e encaminhar ao prefeito Barbosa Neto, para as implementações necessárias.

Além dos debates sobre as questões ambientais, foram eleitos 56 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, do Consemma. Os novos membros vão tomar posse na próxima segunda-feira (6), sendo que, no dia 13 de fevereiro, será eleito, de forma direta, o novo presidente do Conselho.

Prefeito participou da abertura

O prefeito Barbosa Neto participou da solenidade de abertura da 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no sábado, pela manhã. Em sua fala, elencou diversas conquistas para o ambiente, como a criação do Parque João Milanez, na antiga Fazenda Refúgio; o plantio de 250 mil mudas de árvores; o combate à poluição sonora e o programa Cesta Verde.

O presidente do Conselho Municipal do Ambiente, Fernando Barros, disse que o prefeito Barbosa Neto foi o único candidato a prefeito no pleito de 2008, que assumiu governar com as deliberações da Conferência do Ambiente. Segundo o secretário geral do Conselho, Alexandre Colonhezi, 66% das resoluções foram implantadas pelo prefeito na sua gestão.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços