Coletânea apresenta diferentes concepções e análises sobre a educação de jovens e adultos


A educação de jovens e adultos é uma área ainda não consolidada em termos de pesquisa, políticas públicas e diretrizes educacionais. A coletânea 'Diálogos na Educação de Jovens e Adultos', organizada por Leôncio Soares, Maria Amélia Giovanetti e Nilma Lino Gomes, vem justamente contribuir para a formação de educadores e intervenções pedagógicas nesse campo. A obra reúne diferentes concepções, interpretações e análises, mas que têm em comum a percepção de que se trata de um campo político de formação e de investigação comprometido com a educação das camadas populares e com a superação da exclusão e da discriminação.

Coletânea apresenta diferentes concepções e análises sobre a educação de jovens e adultos

São 14 artigos, de autoria dos pesquisadores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, agrupados em cinco eixos temáticos – Juventudes, Sujeitos coletivos e políticas públicas, Cultura popular, Escola e Formação de educadores – que discutem as múltiplas práticas educativas a partir de questões como: é possível garantir a jovens e adultos populares seu direito ao conhecimento e à cultura? Como equacionar as formas mais apropriadas de organizar e aprender esse conhecimento? Serão as formas que nos são familiares e nossa tradição escolar? As respostas a essas questões levam em conta as vivências, processos, identidades, lutas e saberes constituídos pelos sujeitos da educação de jovens e adultos nas suas relações sociais, culturais e políticas vivenciadas nos diversos espaços como a família, o trabalho, a religião, o lazer, entre outros.

Enquanto alguns artigos caminham em direção de um debate teórico- conceitual, alguns abordam o trabalho com a formação de educadores e outros focam nas experiências escolares e não escolares. O resultado é o registro de diferentes formas de diálogo com a educação de jovens e adultos e os possíveis diálogos sobre ela.

Sobre os organizadores - Leôncio José Gomes Soares é doutor em Educação pela USP, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador da Coleção Estudos em Educação de Jovens e Adultos, da Autêntica Editora. Maria Amélia Gomes de Castro Giovanetti é professora adjunta do Departamento de Administração Escola da Faculdade de Educação da UFMG; doutora em sociologia (Universidade Católica de Louvain-Bélgica); e coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos. Nilma Lino Gomes é professora adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG; doutora em antropologia social (USP), autora do livro A mulher negra que vi de perto, coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e vice coordenadora do Programa Observatório da Juventude da FaE/UFMG.

Título: Diálogos na educação de jovens e adultos
Organizadores: Leôncio Soares, Maria Amélia Giovanetti e Nilma Lino Gomes
Número de páginas: 296
Formato: 13,8 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7526-150-7
Coleção: Estudos em EJA

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade