Feirantes e taxistas da área central vão ganhar banheiros exclusivos

Considerando o disposto pela Portaria 51/2009 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que autoriza o município a promover o corte de até cinco árvores nativas que não constem da Lista Vermelha de Espécies em extinção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou na quarta-feira (11) o corte de um cedro rosa de grande porte ao lado do Terminal Rodoviário Central.

O objetivo da retirada da árvore é possibilitar a construção de um banheiro público no local, que comportará um sanitário masculino, um feminino e um para pessoas com deficiência física. O projeto também englobará a construção de um novo ponto de parada coberta para permanência dos taxistas que atuam na região.

Parcerias
De acordo com o diretor geral da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), Oilson Müller, por ocasião da mudança da tradicional feirinha gastronômica e de artesanato de Araucária (da Praça Dr. Vicente Machado para o espaço ao lado do Terminal Rodoviário Central), a SMAG se comprometeu a oferecer ótimas condições de trabalho aos artesãos e feirantes também no novo espaço. Através de parcerias entre a SMAG, a Secretaria de Urbanismo (SMUR), a Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC) e a iniciativa privada, em apenas um ano a feira recebeu muitas benfeitorias.

“Com a mudança, a proposta da nossa administração foi proporcionar melhorias para todos que frequentam ou trabalham na feira. Já conseguimos viabilizar o asfalto no local e a instalação de uma grade de proteção, que divide a feira da área de circulação de veículos, proporcionando mais segurança às pessoas. Agora essa parceria entre a SMUR e as Lojas Coppel, irá viabilizar a construção de um banheiro público e uma nova cobertura para os taxistas, o que irá facilitar bastante a rotina dos trabalhadores, já que atualmente são levados banheiros químicos nos dias em que acontece a feira”, explicou Müller.

De acordo com informações da Secretaria de Urbanismo, o projeto do novo banheiro público foi planejado pela Prefeitura, mas as Lojas de Departamentos Coppel, rescém-instalada na cidade e nas proximidades do local, se dispôs a custear a obra integralmente. “O engenheiro da Coppel veio até nós e falou da intenção da empresa em colaborar com alguma obra do município. Como já tínhamos esse projeto pronto, mostramos para ele e a empresa se interessou em executá-lo”, comentou o secretário de Urbanismo Mario Torres.

A iniciativa da empresa está de acordo com sua política interna de contrapartida social nos municípios onde a loja tem filiais. O custo estimado da obra está em torno de R$ 90 mil, que serão economizados dos cofres públicos. Os serviços devem começar no prazo de 15 dias.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços