Prefeito entrega novos equipamentos para fiscalização de trânsito


Com investimento de R$ 27 mil mensais, os talonários eletrônicos vão agilizar o trabalho dos agentes
Na manhã de hoje (27), o prefeito Barbosa Neto e o presidente da Companhia Municipal de Trânsito de Londrina (CMTU), André Oliveira de Nadai, anunciaram a locação de 35 equipamentos eletrônicos que vão modernizar a fiscalização dos agentes de trânsito da cidade. Os talonários eletrônicos, com conexão à internet (3G), possibilitam a consulta das informações, referentes aos veículos, em tempo real e diretamente do banco de dados da CMTU.

Londrina é a primeira cidade do Paraná a utilizar a tecnologia. Com os novos equipamentos, os agentes municipais podem lavrar o auto de infração em campo e o aparelho transmitirá as informações, via internet, aos computadores da CMTU. Na Companhia de Trânsito, as informações geradas serão enviadas aos órgãos responsáveis pela notificação de infração.

Os investimentos para a locação são de R$ 27 mil mensais, que inclui os gastos com a locação de três aparelhos servidores do sistema e toda a infraestrutura para a base de operações e comunicação. Os recursos são oriundos do Fundo de Urbanização de Londrina.

Segundo o prefeito Barbosa Neto, esta é uma das ações da CMTU, que tem valorizado a tecnologia, a modernização e a transparência. “São 41 novos agentes contratados, 18 veículos novos, 43 computadores, reestruturação do prédio da CMTU , as faixas exclusivas e elevadas, a redução do valor da tarifa do transporte coletivo, a padronização dos táxis e a licitação, a lei cidade limpa, a nova sinalização horizontal e os quase 80% de redução do consumo de energia elétrica. Isso tudo faz parte de uma sequência de ações positivas que estão concatenadas”, disse.

Sobre a escolha do equipamento, o presidente da CMTU, André Nadai, conta que foi feito um estudo de aproximadamente um ano para a decisão. “Os blocos de multa demandavam tempo; então, trabalhamos na busca pelos modelos, mas não encontramos nenhum com características que se adequasse à realidade de Londrina. Foi então, que trabalhamos para montar um que atendesse as necessidades do município.”

Com os novos equipamentos eletrônicos, não serão, mais, necessários a digitação dos autos de infração e o deslocamento dos agentes de trânsito, o que permite economia de custos e de tempo. No processo manual, os agentes municipais utilizavam os talonários de papel. Posteriormente, os documentos eram entregues ao setor de processamento que cadastrava as multas no sistema conveniado (MTM). “Os novos equipamentos visam à modernização da fiscalização, o que representa mais agilidade e precisão no atendimento à população”, completou Nadai.

O diretor de Trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, ressaltou ainda que o sistema vem representar as características dos trabalhos realizados pela CMTU, que prioriza a modernização. “É importante lembrar tudo que tem acontecido nos últimos dois anos, como a contratação de novos agentes, aquisição de novos veículos, novos uniformes e rádios comunicadores”, enfatizou.

O contrato prevê a locação de 35 aparelhos eletrônicos PDA (Assistente Digital Pessoal), da marca Motorola, modelo MC65, equipados com Windows Mobile 6.5 Professional, câmera digital, GPS e conexão Bluetooth, 3G, pesando 359 gramas cada um e sendo resistentes a quedas de 1,80m. A previsão é que os equipamentos comecem a serem usados na próxima segunda-feira (2).

Talonários eletrônicos

O talonário eletrônico, além de proporcionar agilidade, pois, permite aos agentes lavrar o auto de infração em campo e transmitir as informações, via internet, aos computadores da CMTU, tem, também, um software instalado e homologado junto ao DENATRAN, possibilitando, desta forma, o atendimento de todas as prerrogativas e necessidades legais.

O novo equipamento pode trabalhar de forma off-line, isto é, os dados preenchidos pelos agentes ficam armazenados na memória do talonário e são transferidos à Companhia, posteriormente. Desta forma, o processo de fiscalização não é interrompido.

Os aparelhos portáteis possuem alta performance de processamento e serão um dos mais robustos e flexíveis do mercado, sendo leve e de fácil manuseio. Será conectado, via Bluetooth, com impressora térmica portátil, com peso de 400g, Marca Datecs, modelo DDP-350, que possibilitará, em campo, a impressão da notificação de infração aos usuários.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços