Sérgio Côrtes lança o evento 10 Minutos Contra a Dengue

Por Ascom da Secretaria de Saúde

O secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, participa, neste sábado (26/03), do lançamento da ação 10 Minutos Contra a Dengue, iniciativa em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O objetivo da ação é estimular os moradores a investirem 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas casas.

O evento será nas comunidades Chapéu Mangueira/Babilônia, na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre 9h e 13h. Neste período, um grupo formado por 150 militares bombeiros vai visitar os imóveis da região, em busca de focos. Eles também vão entregar aos moradores um guia com os 13 criadouros estratégicos no contexto doméstico e uma tabela para ajudar o morador na checagem semanal.

A iniciativa 10 Minutos Contra a Dengue foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, e que foi capaz de interromper a epidemia que o país enfrentava, entre 2004 e 2005. Além de levar orientação aos moradores sobre as ações semanais dentro de suas casas, para limpeza dos possíveis criadouros do mosquito, o evento nas duas comunidades contará com shows do grupo Furacão 2000 e atividades para as crianças, sempre tendo como objetivo levar à população a mensagem de necessidade de combate à dengue. Já na Praia do Leme, o IOC/Fiocruz vai montar, entre os postos 1 e 2, um estande onde as pessoas poderão conhecer as fases do ciclo de vida do vetor.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade