Mais de 3,5 mil policiais irão garantir a segurança na Fórmula 1

A expectativa é de que o evento receba um público de cerca de 80 mil pessoas


Faltando poucos dias para um dos maiores eventos do cenário esportivo mundial, as polícias Militar e Civil divulgam o esquema de segurança planejado para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. Entre os dias 25, 26 e 27, a capital paulista recebe um dos dez maiores eventos da cidade. Com o público estimado em 80 mil pessoas, os paulistanos aguardam visitantes de vários municípios, estados e países. Para assegurar a tranquilidade durante o evento, o cidadão contará com policiamento reforçado de mais de 3,5 mil homens.

Polícia Militar

O esquema de segurança foi planejado durante três meses pela Polícia Militar, visando garantir a segurança do cidadão dentro e fora do autódromo. Ao todo, nos três dias de evento, mais de 3,5 mil policiais militares atuarão no GP Brasil. Serão empenhadas 537 viaturas da Força Tática, Rota - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, Policiamento Comunitário, de Trânsito e da Corregedoria, além de 222 motocicletas da Rocam - Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas.

Uma aeronave do Grupamento de Radiopatrulha Aérea acompanhará o evento na sexta e no sábado. No domingo, a PM contará com o apoio de duas aeronaves, uma delas com o Olho de Águia para monitoramento da área. Também serão distribuídos em pontos estratégicos 60 homens do Regimento de Cavalaria.

Para atender o público estrangeiro, 40 policiais militares intérpretes, incluindo cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, trabalharão no evento. Reforçam a equipe de tradutores cabos e soldados da instituição - todos habilitados em espanhol, inglês, italiano, francês e japonês.
De acordo com o coronel Sérgio de Souza Merlo, comandante do CPA/M-10 e responsável pelo policiamento do evento, a estimativa é de que 80 mil pessoas compareçam ao Autódromo de Interlagos nos três dias do GP Brasil, e que o evento seja tranquilo, conforme as expectativas e sem imprevistos. "O nosso segredo é um planejamento bem feito, porque os policiais já trabalham dentro dos princípios de técnica, segurança e legalidade", esclarece o oficial.

Além do esquema especial de policiamento, a Polícia Militar alerta que o público não poderá entrar no autódromo portando latas, guarda-chuvas com pontas, isopores, garrafas e objetos cortantes, entre outros que possam por em risco a integridade física. É importante que o público utilize o transporte público e que tome cuidado com seus celulares, carteiras e bolsas para evitar possíveis transtornos. Tendo eventuais problemas, um posto de Comando da PM estará montado na Praça Enzo Ferrari, nas proximidades do autódromo.

Polícia Civil

Segundo o delegado Rodrigo Guimarães Pereira, assistente da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), a Polícia Civil montará três bases policiais durante os dias do GP Brasil de Fórmula 1, que funcionarão das 6h às 18h.
A base 1 ficará estrategicamente localizada no portão 7 setor B, onde o delegado permanecerá de plantão, caso haja algum imprevisto. No portão Z, será implantado um posto avançado nomeado de base 2. E, por fim, a Polícia Civil no setor G, haverá uma base móvel. A Polícia Civil lembra que, em todas as bases, escrivães e investigadores estarão à disposição do cidadão.

Para que todos os espectadores sejam bem atendidos e fiquem informados, serão disponibilizados no mínimo dez policiais civis bilingues (inglês e português). Além disso, a Deatur contará com cinco viaturas para atender ocorrências em outros pontos dentro do autódromo.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços