Lançamento do POD Criança é marcado por doação de R$ 100 mil

Música e doação marcaram o lançamento do site POD Criança, na tarde desta quinta-feira (24), no salão nobre do Banrisul. Elaborado em parceria com o banco e a Procergs, o projeto faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e tem por objetivo melhorar a vida das crianças e adolescentes gaúchos, por meio das doações ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca). A estreia do site foi brindada com uma doação de R$ 100 mil ao Feca feita pelo Banrisul, por meio do presidente, Túlio Zamin.

O POD Criança é uma ferramenta que permite um número maior de doações e de cidades beneficiadas com o dinheiro do fundo. O doador poderá, inclusive, escolher a instituição ou município contemplado. Para contribuir com o projeto, basta acessar www.podcrianca.rs.gov.br e seguir as orientações do site.

Podem doar tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Os servidores públicos também poderão contribuir e ter o desconto feito só no ano que vem. Pessoa física poderá doar até 6% do Imposto de Renda (IR) devido, e pessoa jurídica, até 1%.

No site, é possível fazer uma simulação da doação calculando o valor máximo a ser abatido. As informações fiscais são repassadas automaticamente à Receita Federal, evitando que os doadores caiam na malha fina. As empresas doadoras serão divulgadas no site e receberão um selo identificando sua parceria no projeto.

Em sua manifestação, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, agradeceu aos parceiros, Banrisul e Procergs, na elaboração do site, e também aos servidores da SJDH, principalmente ao secretário adjunto Miguel Velasquez, que cuidou do processo. Ele destacou, ainda, que a sociedade vive um momento de pressão social ocasionada por problemas, como a violência. Para mudar esse cenário, o o titular da pasta disse que uma alternativa "é começarmos a dar atenção a nossas crianças". Depois do pronunciamento de Pereira, o servidor Aldo Peres fez uma apresentação do site.

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica) e diretora de projetos da SJDH, Márcia Herbertz, disse que com as arrecadações deste ano ao Feca será possível pagar 43 projetos ainda pendentes do ano passado. Ela também destacou que tanto o fundo quanto o Cedica são transparentes, conclamando toda sociedade a contribuir para "uma vida digna das nossas crianças e adolescentes".

A solenidade terminou com música. Crianças e adolescentes da Orquestra Jovem encantaram e arrancaram aplausos do público.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços