Escola de Saúde Pública promove aula inaugural de cursos técnicos

A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), promove nesta segunda-feira (28) a Aula Inaugural dos Cursos Técnicos de Análises Clínicas, Citopatologia, Hemoterapia e Radiologia, áreas estratégicas priorizadas pelo Ministério da Saúde. O evento tem como objetivo qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível médio e que atuam nas áreas de abrangência da formação, de forma a potencializar os serviços de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e resolutividade na rede SUS. A aula acontece às 8 horas, no auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Na ocasião, se farão presentes gestores das unidades de saúde, coordenadores de centros de estudos, docentes e colabores do processo de construção dos cursos. Além destes, a aula inaugural contará com a participação dos alunos inscritos nos cursos, que são trabalhadores das unidades ligadas à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) lotados nas 15 unidades especializadas em Fortaleza, incluindo os hospitais estaduais, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Instituto de Prevenção do Câncer do ceará (IPC), Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Centro de Saúde Meireles e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Serão 30 alunos por turma.

Para a seleção dos interessados, a ESP-CE contou com a articulação realizada pela Coordenadoria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Cgtes)/Sesa para a identificação e qualificação da demanda. Os cursos tem uma carga horária média de 1.800h/a, que serão desenvolvidos no período de dois anos com uma carga horária semanal de 20h/a. O horário das aulas e local está sendo pactuado com gestores e trabalhadores.

Segundo a titular da Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, Ondina Canuto, a organização dos Planos dos Cursos Técnicos, a ESP-CE esteve em permanente diálogo com a Cgtes e com os setores especializados da Rede Sesa, com vistas a garantir a integração entre formação e serviço, definindo competências necessárias a ser desenvolvidas no itinerário formativo dos cursos. Trata-se de uma nova experiência para a ESP-CE, sendo a primeira oferta de cursos nestas áreas garantida com recursos públicos. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, através do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), Sesa/Cgtes e ESP-CE.


Aula Inaugural dos Cursos Técnicos de Análises Clínicas, Citopatologia, Hemoterapia e Radiologia
Local: Auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Endereço: Rua Ávila Goulart, nº 900 – Papicu
Horário: 8hs – 11hs
Mais informações: (85) 3101 1397 / (85) 3101 1081

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços