Desenvolvimento Regional assina termo de cooperação técnica com município de Paraty

Por Ascom Desenvolvimento Regional

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, deputado Felipe Peixoto, visitou a Região da Costa Verde nos dias 22 e 23 de março acompanhado do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Marco Botelho, com o objetivo de avaliar o potencial da atividade pesqueira e identificar as necessidades do setor nos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

Em seu segundo dia de visita a Costa Verde, o secretário de Desenvolvimento Regional assinou um termo de cooperação técnica com o prefeito de Paraty, José Carlos Porto (Zezé). O documento formaliza o apoio da FIPERJ para o desenvolvimento de projetos ligados à pesca e aquicultura no município. Como contrapartida, a prefeitura de Paraty disponibilizará estrutura e recursos para a atuação dos técnicos da Fundação.

Ainda em Paraty, Felipe Peixoto visitou o local que a prefeitura municipal deseja construir o Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR). Técnicos da FIPERJ serão disponibilizados para auxiliar tecnicamente este projeto e farão uma força tarefa junto à prefeitura municipal ainda em abril.

- Vamos colaborar, através da FIPERJ, com o desenvolvimento de projetos e buscar com as outras Secretarias estaduais e com o Ministério da Pesca e Aquicultura, solucionar os entraves para a obtenção das licenças de áreas de aquicultura estimulando a produção pesqueira na cidade, assim como a captação de recursos para o setor -, garante Felipe Peixoto.

Secretário quer estimular a maricultura e aquicultura na Costa Verde O secretário Felipe Peixoto afirmou que a FIPERJ está à disposição das cidades para o desenvolvimento de projetos, como os que viabilizaram a licença ambiental permitindo a atividade de maricultura em algumas fazendas marinhas no município de Angra dos Reis desenvolvido com participação de técnicos da FIPERJ; e solicitou às prefeituras que contribuam repassando informações.

- A visita à Costa Verde foi para avaliar a possibilidade de parcerias no setor da pesca. Daremos o suporte à pesca tradicional, mas o foco principal será a promoção da aquicultura, principalmente no que diz respeito maricultura -, garante Felipe Peixoto.

Na Baía de Ilha Grande, Felipe Peixoto e Marco Botelho visitaram o Projeto Experimental de Bijupirá. Esta espécie é um peixe com alto valor comercial no mercado e pode representar uma alternativa econômica importante para o Estado. Em Angra dos Reis, Felipe Peixoto conheceu também o trabalho de produção de sementes de vieiras desenvolvido pelo Instituto Eco-Desenvolvimento da Baía de Ilha Grande (IED-BIG).

Nesse sentido, o secretário de Desenvolvimento Regional e o presidente da FIPERJ percorreram também a Baía de Sepetiba, nos limites de Mangaratiba, e conheceram a produção de mexilhões, ostras e algas realizada pela Associação de Maricultores do Litoral Sul (Amalis).

- A região tem um grande potencial para o desenvolvimento da maricultura. As Baías de Sepetiba e de Ilha Grande oferecem uma proteção natural, proporcionando águas tranquilas para o cultivo de várias espécies”, avalia o secretário de Desenvolvimento Regional.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços