Corpo de Bombeiros realiza projeto voltado para a terceira idade

Por Ascom Corpo de Bombeiros

Os brasileiros estão vivendo cada vez mais. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2008, a vida média do brasileiro atingiu os 72,78 anos e, segundo a projeção, o Brasil irá alcançar em 2050 o patamar de 81,29 anos. De acordo com o estudo, a expectativa de vida do cidadão brasileiro ao nascer aumentou graças aos avanços da medicina e as melhorias nas condições de vida da população.

É uma população que deseja viver mais e melhor, com saúde e vitalidade. É por este motivo que a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), por meio do Departamento Geral de Ações Comunitárias (DGAC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), promove o projeto Feliz Idade. O objetivo é sensibilizar a terceira idade sobre a importância de atitudes preventivas para a redução dos principais fatores de risco comuns nesta fase, como patologias e incidentes.

- Fortalecer o idoso não é apenas um ato de gratidão, mas também o de garantir para o fortalecimento da família e consequentemente da herança de um povo e da certeza de um futuro - garante o diretor do DGAC, coronel Mauro Domingues André.

Desde 2008, o projeto já atendeu cerca de mil idosos. Todos os participantes são orientados e acompanhados por bombeiros militares em cada atividade promovida, de acordo com a realidade de cada polo.

- O projeto objetiva induzir à prática regular de exercícios físicos e aumentar a auto-suficiência e o prazer pela vida. Buscamos também a integração e socialização dos idosos - explica a coordenadora do projeto, capitão Claudia Valentim.

Lançado em julho de 2005, o projeto consiste no desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e recreativas. Entre elas estão caminhadas, ginástica, alongamento, hidroginástica, oficinas de artesanato, visita a museus e pontos turísticos, música, teatro, bailes, gincanas, além de dinâmicas de grupo buscando trabalhar a integridade psicomotora e integração social. Também são oferecidas atividades educativas como palestras com temas sobre a prevenção de incidentes domésticos, noções de primeiros socorros e sobre doenças como a hipertensão e o diabetes.

- O grande desafio é garantir qualidade de vida para a terceira idade, facilitando o acesso à saúde, cultura e lazer, e trazer de volta sua dignidade. Ao longo da execução do projeto temos obtido resultados significativos, como a melhoria da autoestima, saúde e do isolamento social do idoso, além de atuações voluntárias dos participantes em ações de defesa civil - relata Claudia Valentim.

Para participar é preciso ter aproximadamente 60 anos e inscrever-se gratuitamente nos núcleos do projeto: 1ª Policlínica de Campinho na Zona Norte do Rio de Janeiro, 1ª Policlínica de Nova Iguaçu e o 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Iguaçu. Mais informações sobre os dias e horários do projeto podem ser obtidas nos polos ou através do Departamento de Divisão e Projetos através do telefone (21) 2333-3263.

Polos do projeto Feliz Idade:

- 1ª Policlínica de Campinho

Endereço: Rua Domingos Lopes, 336, Campinho.

Telefone: (21) 3350-6533

Responsável: Tenente Mônica

- 1ª Policlínica de Nova Iguaçu

Endereço: Avenida Governador Roberto da Silveira, 1221, Moquetá, Nova Iguaçu.

Telefone: (21) 2669- 2188

Responsável: Tenente Janaína

- 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Iguaçu

Endereço: Avenida Governador Roberto da Silveira, 1221, Moquetá, Nova Iguaçu.

Telefone: (21) 2669-2093

Responsável: Capitão Ward

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços