Comemoração de 30 anos da Ages reúne principais nomes da literatura do Estado

A Associação Gaúcha dos Escritores (Ages) completou 30 anos e, para comemorar a data, o governador Tarso Genro ofereceu um jantar, nessa quitna-feira (24), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. O encontro reuniu os principais nomes da literatura do Rio Grande do Sul.

Nos pronunciamentos foi lembrada a criação da Ages. O governador e o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, estão entre os fundadores. Como homenagem, o Chefe do Executivo recebeu um troféu criado pela artistica plástica Lília Manfroi.

Tarso destacou a importância das ações de desenvolvimento do Estado estarem totalmente interligadas. "A visão estratégica que tem comandado nosso Governo tem íntima ligação com as ações realizadas e, os projetos da Secretaria da Cultura, representam a união desta gestão com a sociedade nas políticas públicas do Rio Grande do Sul que estamos desenvolvendo. Nós entendemos que as ações elaboradas na área da cultura têm que estar absolutamente integradas com a visão que o Estado está disputando no cenário nacional e internacional".

O governador salientou, ainda, o Sistema de Incentivos para o desenvolvimento do Estado, que foi radicalmente reformado, e a experiência de participação cidadã que vem sendo desenvolvida, para se tornar uma referência tão profunda como foi a do orçamento participativo.

O secretário da Cultura, Assis Brasil, lembrou os propósitos da Associação. "A Ages surgiu com a determinação de fazermos alguma coisa de útil pela categoria. A co-existência do diálogo com os editores, às vezes é muito complicado, mas pensamos para o futuro, esse é um movimento que continua".

"Pelas letras, pela ficção, nos tornamos melhores seres humanos e conseguimos entender melhor o mundo, por isso temos muito a comemorar", disse a presidente da Ages, Marô Barbieri.

Esse foi o terceiro jantar com intelectuais e representantes da comunidade cultural que o Governo do Estado realizou. Nos anteriores foram apresentadas algumas demandas para o setor da cultura. Por isso, o secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, fez uma apresentação com as realizações da Sedac em 2011.

"Este é um material de auxílio para a nossa avaliação. Trabalhamos com a tridimensionalidade da cultura: cidadania, economia e valor estético, criativo, simbólico. Vemos a cultura como parte integrante da agenda de desenvolvimento do Estado. Uma palavra chave para a Sedac é a transversalidade. A cultura é um elemento que qualifica nossa relação com todas as áreas. Precisamos ultrapassar o paradigma do evento, avançar para o fim de ações desconectadas para programas e políticas e para o Plano Estadual de Cultura", disse Assumção antes de iniciar a descrição das ações realizadas até o momento.

O secretário Assis Brasil retomou a palavra para destacar o início das obras de fundações da Sala Sinfônica da Ospa, que dia 12 de dezembro faz a abertura dos envelopes de licitação. Logo após, foi aberta a palavra aos convidados que deixaram algumas reivindicações, entre elas a criação de uma Sala de Leitura do Estado .

No jantar também foi feita a entrega do Prêmio Livro do Ano da Ages para sete categorias. Foram vencedores:
Narrativa longa - Simone Saueressig
Literatura Infantil - Valesca de Assis
Crônica - Airton Ortiz
Conto - Leonardo Brasiliense
Poesia - Luiz Dill
Não Ficção - Celso Gutfreind
Literatura Juvenil - Airton Ortiz, Luiz Paulo Faccioli, Cristina Dias, Carlos Urbim, Nazaré Hara e Sério Napp

A patrona da Feira do Livro, Jane Tutikian, divulgou os vencedores do prêmio Caio Fernando Abreu, uma ação de parceria entre o Instituto de Letras da UFRGS e a Ages. O grande vencedor foi o jovem escritor Lauro Manzoni Bidinoto, com os contos Dar um tiro e Tarde para matar.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços