Capão da Canoa sedia debate sobre segurança pública

Foto destaque
  • Juarez Pinheiro destacou a importância de uma ação conjugada entre os entes federados
A Secretaria da Segurança Pública e a Prefeitura de Capão da Canoa farão um estudo para que o município, a partir do próximo ano, alcançe outro patamar na área. Na noite da quinta-feira (24), o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, participou de audiência pública, organizada pelo prefeito Amauri Magnus Germano, que contou com a participação de representantes da comunidade local, imprensa e integrantes da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Juarez Pinheiro destacou a importância de uma ação conjugada entre os entes federados, em que, além da intervenção das polícias, sejam implementadas ações sociais. Ele reforçou que já está sendo introduzido em Passo Fundo, Caxias do Sul e Canoas a estratégia de policiamento comunitário, aproximando os agentes da segurança dos moradores e, com isso, promovendo uma solução de conflitos mais efetiva. "Eu acredito que esse perfil de policiamento seja o melhor para Capão da Canoa."

De acordo com o secretário adjunto, em dezembro, com o período do veraneio, ocorre um aumento do efetivo da Polícia Civil e da Brigada Militar no litoral gaúcho. "E a partir do mês de março, deverá estar implementado também o sistema de videomonitoramento - o maior da América Latina - em 24 municípios do Litoral Norte, o que trará novos policiais e qualificados para a operação do sistema e promoverá mais segurança". Acrescentou que, também em março, voltará a se reunir com o prefeito de Capão da Canoa para encontrar uma solução conjunta visando aumentar a segurança dos moradores.

Novos policiais
Pinheiro lembrou que, em janeiro de 2012, o Governo realizará concurso público para o ingresso de dois mil novos PMs e dará início à formação de 500 policiais civis já aprovados em concurso, com o objetivo de ampliar o efetivo das duas instituições.

O prefeito Amauri Germano e o vice, Alzemiro Raupp, agradeceram o empenho da Secretaria da Segurança Pública e informaram que estão interessados em manter uma parceria com a SSP para ajudar no combate e redução dos índices de violência e criminalidade no município.

Videomonitamento para o Litoral Norte
O projeto, orçado em R$ 12 milhões, contou com verbas do Ministério de Justiça e uma contrapartida de 2% do Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). Ao todo, 156 câmeras fixas farão a vigilância em uma faixa de 283 quilômetros, de Tavares a Torres.

Equipadas com um interfone bidirecional, que possibilita o contato direto com o operador do sistema na central de controle, as câmeras possuem zoom ótico de 35 vezes, resolução de 520 linhas, alcance horizontal de 360º e vertical de 180º. Além disso, o sistema contará com quatro câmeras móveis (duas delas com visão noturna através de infravermelho) e 24 torres para captação e repetição das imagens.

O acompanhamento será feito 24 horas, por policiais militares, em quatro centrais de videomonitoramento instaladas em Balneário Pinhal, Tramandaí, Capão da Canoa e Osório.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços