SIMRIT FORNECE VEDAÇÕES SUSTENTÁVEIS

PARA NOVOS MOTORES DA MWM INTERNATIONAL

Com a proximidade da entrada em vigor da nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para modelos a diesel, o Proconve 7, a Simrit - divisão de produtos especiais e industriais da Freudenberg-NOK, o maior fabricante de retentores e vedações do mundo - amplia a sua presença entre os produtores nacionais de motores com o fornecimento de uma série de componentes exclusivos, capazes de reduzir o atrito e as emissões.

Entre os negócios conquistados com o avanço da legislação, está o fortalecimento da parceria com a MWM INTERNATIONAL. As novas unidades MaxxForce 4.8H e 7.2H, aplicadas em veículos pesados brasileiros e exportadas para vários países, estão sendo equipadas com selos para hastes das válvulas, retentores dianteiros de virabrequim e o-rings dos cilindros desenvolvidos pela empresa.

Superioridade Tecnológica

Para superar os concorrentes e garantir o novo contrato, a Simrit apresentou à MWM INTERNATIONAL uma série de vantagens únicas. Além da alta tecnologia de seus produtos e do suporte local em engenharia e produção, a empresa possui anos de experiência no desenvolvimento de vedações para motores diesel padrão Euro V. A norma europeia foi a base da fase P7 da legislação brasileira.

Os selos criados para os propulsores 4.8H e 7.2H incorporam o sistema Gas Lip, com o exclusivo lábio para a vedação de gases. Os retentores de virabrequim têm uma proteção especial que impede o seu contato com contaminantes externos. Os o-rings são feitos com o exclusivo composto FKM 606, resistente ao calor da combustão e ataque químico do líquido de arrefecimento, além de receberem um tratamento superficial que reduz o atrito e facilita a montagem dos cilindros.

“O constante avanço tecnológico da indústria automobilística brasileira está sendo ótimo para a Simrit. Cada vez mais, a seleção das autopeças será pautada pela excelência. Nós temos a oferecer uma ampla gama de produtos, centros mundiais de pesquisa que estão criando novos compostos até com o uso de nanotecnologia e uma equipe no Brasil sempre ao lado dos clientes e preparada para superar qualquer desafio”, destaca o diretor Adriano Vargas.

Com os novos fornecimentos para a MWM INTERNATIONAL e as perspectivas de aprovação de componentes em outros fabricantes, a operação brasileira pretende conquistar a liderança do mercado nacional de vedações para motores pesados.

Reconhecimento do Cliente

Os resultados obtidos pela Simrit no projeto das vedações para as novas unidades MaxxForce foram possíveis graças a uma relação de proximidade e confiança, construída em visitas periódicas ao longo dos últimos anos. Quando a engenharia do cliente se deparou com as novas exigências da legislação, não teve dúvidas onde buscar itens de alta tecnologia com produção local.

Nas unidades diesel Euro V, a vedação das válvulas é um dos pontos críticos. Os selos precisam garantir a melhor lubrificação para as hastes e, ao mesmo tempo, restringir fugas de gases e a carbonização do lubrificante. Também é fundamental que a passagem de óleo através dos selos das válvulas, para dentro dos cilindros ou dutos do cabeçote, seja mínima, garantindo que o propulsor atenda aos limites de emissões e tenha um baixo consumo de lubrificante.

“Nós apresentamos essa questão para algumas empresas e a Simrit nos ofereceu a melhor solução, em produto e atendimento. Desde então, trabalhamos lado a lado em cada etapa do projeto. Pelo sucesso alcançado, tenho a certeza de que estamos no caminho certo e superaremos novos desafios no futuro”, aprova Jorge Dantas, gerente de desenvolvimento de produto da MWM INTERNATIONAL.

Simrit: Ideal para Qualquer Necessidade

A Simrit - www.simrit.com.br - possui a mais ampla linha de retentores, vedações e coxins do mundo. São mais de 500.000 componentes em catálogo e, para usos especiais, 850 matérias-primas e 1.400 compostos à escolha.

Seus produtos podem ser encontrados nos mais diversos setores industriais, em empresas de energia, equipamentos médicos, eletrodomésticos, motores, aviões, navios, motos, máquinas agrícolas e de construção, entre milhares de aplicações.

A Simrit é especialista em atender às necessidades mais desafiadoras. Em 2006, por exemplo, desenvolveu uma vedação com 7,6 metros para uma perfuradora de túneis. No outro extremo, fornece um dos menores retentores do mercado, para eixos com apenas um milímetro de diâmetro.

A Freudenberg-NOK

A Freudenberg-NOK é uma joint venture formada pela união do grupo alemão Freudenberg com a fabricante japonesa de vedações NOK. Suas unidades de negócios Freudenberg-NOK, Corteco, Simrit e Dichtomatik atuam em vários segmentos, como o automotivo, reposição e industrial.

Especializada no desenvolvimento e produção de retentores, selos, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas, a Freudenberg-NOK integra a Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação, que emprega mais de 22 mil pessoas em todo o mundo e, em 2010, obteve um faturamento global acima dos € 3,1 bilhões.

No Brasil desde 1973, a Freudenberg-NOK possui sua unidade fabril em Diadema (SP), onde trabalham cerca de 500 colaboradores. Além de atender a todas as montadoras e principais indústrias do país, exporta para diversos países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

O Grupo Freudenberg

De origem alemã, o Grupo Freudenberg atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não-tecidos, lubrificantes, desmoldantes, filtragem, entre outros. Emprega mais de 34 mil pessoas em 59 países e registrou um faturamento superior a € 5,4 bilhões em 2010.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, EagleBurgmann, Klüber, Freudenberg Não-Tecidos, Chem-Trend e Vibracoustic.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços