Ministro do Turismo reforça setor como motor econômico e social

Durante reunião do T20, Gastão Vieira avalia as possibilidades de crescimento da cadeia produtiva direta e indireta do setor no Brasil nos próximos anos

Brasília, DF - O ministro do Turismo, Gastão Vieira, apresentou nesta terça-feira, em Paris, na França, pesquisa do MTur sobre o impacto indireto do Turismo na Economia, durante o 3º Encontro Ministerial T20, que reúne os ministros do Turismo dos países do G20. A Declaração publicada ao fim do encontro externa o desejo de que a importância econômica e social do Turismo para a economia global se torne um tópico de discussão entre os líderes do G20 em cúpulas futuras.

Sob o tema ‘criação indireta de valor agregado pelo Turismo’, o evento serviu para enfatizar a importância econômica do Turismo, considerando os impactos indiretos de suas atividades e ressaltar “a importância para a prosperidade da economia global em continuar a incentivar o desenvolvimento sustentável do Turismo, garantindo um quadro jurídico e fiscal favorável a esta atividade”. A abertura do evento contou com a participação do vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, e do secretário-geral da OMT, Taleb Rifaï.

O ministro Gastão Vieira destacou o crescimento do Turismo entre os setores econômicos no Brasil, por conta da sua diversificação e complexidade, que vem resultando em recordes de embarques e desembarques. “A expectativa é que esses números sejam ainda mais significativos nos próximos anos, em função da própria dinâmica da economia brasileira e da crescente captação de grandes eventos por parte do país, como a Copa do Mundo Fifa e os Jogos Olímpicos”.

Para Vieira, o Turismo possui uma extraordinária capacidade de geração de empregos em praticamente todos os setores da economia e níveis de qualificação. “O setor vem contribuindo decisivamente, e de forma crescente, para a inclusão social e a erradicação da pobreza em nosso país, uma das prioridades do governo Dilma”, afirmou Vieira.

T-20 – As duas primeiras Reuniões de Turismo dos Países do G20 (T20) aconteceram, respectivamente, na África do Sul, em fevereiro de 2010, e na Coréia do Sul, em outubro de 2010. A primeira resultou num forte consenso entre os países participantes, traduzido no comunicado final, que lista as recomendações estratégicas que podem servir de base a uma ação coordenada entre os países, em favor do desenvolvimento da economia turística. A segunda permitiu adicionar a importância desta indústria dentro do contexto de saída da crise, bem como precisar os parâmetros econômicos do setor.

ASCOM

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços