Foto: Edson Denobi


Apucarana debate políticas públicas para as crianças e adolescentes


Representantes de entidades da sociedade civil organizada e do poder público realizaram nesta quinta-feira (27/10), no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Apucarana e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O tema geral foi “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos da criança e do adolescente nos Estados, Distrito Federal e Municípios.

O promotor da Vara da Criança e do Adolescente, Doutor Gustavo Marcel Fernandes Marinho, ressaltou o entrosamento entre as entidades, sociedade e poder público de Apucarana na atenção dos direitos da criança e do adolescente, mas frisou o tamanho do desafio. “Apucarana tem um diferencial positivo, uma preocupação que não se vê comumente por aí, mas não podemos deixar de dizer que são enormes os problemas da juventude, que hoje caminha sem rumo, sem norte. Somente com a união de todos vamos conseguir mudar este panorama assustador”, disse Marinho. De acordo com ele, a conferência municipal é o caminho para que novas idéias surjam para o enfrentamento das dificuldades do dia a dia.

A presidente do CMDCA, Vera Lúcia Negri, falou da preocupação do atendimento das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Temos conseguido alguns avanços, mas muito ainda temos por articular e debater”, propôs. A secretária da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, Regina Amélia Carvalho Rodrigues, considera que a realização da conferência configura o momento para o estabelecimento de estratégias para a consolidação das políticas de direitos. “Uma reunião de pessoas comprometidas com esta questão social, que contribuem para que projetamos os desafios em áreas como saúde, educação, segurança, assistência social. Desafios que a prefeiura não tem medido esforços para enfrentar”, concluiu Regina.

Participaram da conferência ainda representantes do Núcleo Regional de Educação, Secretaria Especial da Juventude de Apucarana, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Apucarana, Conselho Tutelar, e de diversos conselhos municipais.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços