Salão de Fotografia recebe visitação de escolas

Desde o último dia 22, a Casa da Cultura abriga uma grande exposição de artistas que transformam a luz em arte, participantes da 16ª edição do Salão de Fotografia de Teresina. E esse é um dos grandes atrativos que tem levado ao espaço diversos estudantes de escolas da rede pública e particular, que se encantam com as obras espalhadas pela casa.

O Salão de Fotografia é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e tem como o objetivo incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica piauiense, enriquecendo ainda o acervo da cidade com registros de novos artistas e profissionais, enaltecendo o trabalho de cada participante.

De acordo com a diretora da Casa, Josy Brito, o número de escolas que têm agendado visitas ao Salão tem crescido muito, o que reforça a parceria entre espaço cultural e educação. “Através das fotografias, as pessoas, principalmente os jovens, têm a possibilidade de conhecer mais da cidade, retratada de uma forma artística, além de ter acesso ao que está sendo produzido por esses artistas. E com as visitas, eles acabam conhecendo mais da própria Casa da Cultura, o museu, a biblioteca e os espaços que oferecemos”, acrescenta.

Nesta edição do Salão de Fotografia, cerca de 100 participantes disputaram a premiação com mais de 200 fotografias que retratam o cotidiano da vida piauiense, aspectos culturais e registros arquitetônicos e paisagístico de diversos cantos do Estado. Das fotos inscritas, foram 48 fotos selecionadas na categoria Preto & Branco e Colorida, 02 na Novas Mídias, e 04 Ensaios Fotográficos, cada um com 10 fotos.

O prêmio de melhor Ensaio Fotográfico – Prêmio José Medeiros, ficou para Paulo Manoel Carvalho Barros Vieira com “Janelas”. A melhor fotografia Colorida ou Preto & Branco foi a “Modernismo”, de Eduardo Figueiredo Mesquita Marchão. A melhor Fotografia Novas Mídias (Foto celular) foi “Um Dia de Folga”, de Márcio Danilo de Medeiros Sousa.

O agendamento das visitas ao Salão pode ser feito através do telefone 3215 7849, sendo necessário um Ofício. A Casa da Cultura funciona de segunda a sexta de 8h às 17h e aos sábados de 9h às 12h.

Exposições paralelas

Dentro do Salão de Fotografia, serão realizadas ainda exposições paralelas. Uma delas é “Nua a lembrança esquecida”, com imagens do fotógrafo Jader Damasceno, que desenvolve o nu artístico como forma de questionar os conceitos sustentados pela sociedade, na Galeria do Clube dos Diários. Outra é “As fotógrafas”, com obras de Katia Barbosa, Margareth Leite, Amana Dias e Yala Sena, no Varandão da Casa da Cultura, que recebe ainda a exposição “América”, de Jünger Heinemann.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade