Ministério das Relações Exteriores


Oficinas de roteiro

O Ministério das Relações Exteriores realizará, em outubro, duas edições-piloto de oficinas de roteiro, em Porto Alegre e Recife, em parceria com instituições culturais locais. O objetivo do projeto é contribuir para a formação de profissionais e estudantes de cinema, além de ampliar as redes de contato entre roteiristas nacionais e estrangeiros.

Em Porto Alegre, a oficina será realizada em parceria com o Santander Cultural, entre os dias 4 e 7 de outubro. Já em Recife, a instituição parceira será a Fundação Joaquim Nabuco e as atividades ocorrerão entre os dias 25 e 28 de outubro.

As inscrições para a oficina de Porto Alegre ainda estão abertas, e poderão ser feitas até o dia 4 de outubro pelo e-mail ecine@santander.com.br. Informações sobre as inscrições para a oficina de Recife poderão ser obtidas pelo e-mail canne@fundaj.gov.br.

As oficinas serão conduzidas por roteiristas com experiência de ensino e cujos trabalhos tenham recebido prêmios em festivais de cinema. Foram escolhidos roteiristas que trabalham nos mercados da Argentina e dos Estados Unidos.

A oficina de Porto Alegre será conduzida, em espanhol, por Juan Villegas. Nascido em Buenos Aires, Juan Villegas é ator, diretor, produtor e roteirista de cinema. Dirigiu dois curtas-metragens antes de realizar seu primeiro longa, “Sábado”, de 2001. Entre seus trabalhos posteriores, destacam-se “Los suicidas” e “Ócio”, que estreou no Festival de Berlim no início deste ano.

A oficina de Recife será ministrada, em inglês, pela escritora, roteirista e produtora de cinema María Escandón. Com roteiro de sua autoria, o filme “Santitos” foi sucesso de bilheteria e recebeu prêmios nos festivais de Sundance e Guadalajara. María Escandón ministra curso de redação criativa na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e foi consultora do Sundance Screenwriters Lab.

As oficinas são dirigidas, prioritariamente, a profissionais ou estudantes que já tenham conhecimento prévio sobre redação de roteiros. Serão abertas 25 vagas para cada oficina.

A partir de 2012, pretende-se a ampliação do projeto de oficinas de roteiro para o mínimo de quatro edições anuais em diferentes cidades do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade