Cerimônia marca lançamento oficial do mês do Idoso


Solenidade será amanhã, às 14h, no Centro Pastoral da Mitra Arquidiocese de Londrina

A Secretaria Municipal do Idoso promove amanhã (30) solenidade para marcar o lançamento oficial do mês do Idoso, comemorado em outubro. A cerimônia de abertura será realizada no Centro Pastoral da Mitra Arquidiocese de Londrina, localizado na rua Dom Bosco, 145, às 14h. O evento de abertura é promovido pela Secretaria do Idoso, em parceria entre a Mitra e Caritas.

No dia, o Grupo de Idosos Terceira Geração, do jardim Sabará, vai apresentar o “Rap do Idoso”, que trata sobre o respeito ao idoso no transporte coletivo. Estão previstos, ainda, discurso do prefeito Barbosa Neto e palestra da secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro, sobre qualidade de vida.

Entre as atividades previstas para o mês do Idoso, está a III Caminhada do Idoso, no dia 1°, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. A caminhada será no Calçadão de Londrina, próximo ao relojão, e conta com uma programação com aulas de alongamento, aferição de pressão, orientação nutricional, quick massagem, corte de cabelos e sorteio de brindes.

Durante o mês, os grupos de convivência de Idosos irão vender produtos na Feira de Produtos Artesanais, no prédio da prefeitura. Haverá ainda panfletagem em prol da campanha “Respeito ao idoso no transporte coletivo” e a realização da 2ª edição dos Jogos de Interação da pessoa Idosa.

Liz Clara disse que as atividades marcam um momento de reflexão sobre todas as ações desenvolvidas com a pessoa idosa. “É importante que a pessoa idosa se envolva, não só nas atividades promovidas, que são pontuais, mas na política, no espaço público, que encontre seu espaço de participação na sociedade”, afirmou.

De acordo com Liz Clara, é responsabilidade da secretaria criar para que as pessoas tenham voz para expressar seus desejos e demandas em ações práticas, bem como levar a discussão sobre o envelhecimento para a sociedade. “O envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida e precisamos fazer essa discussão para construir uma sociedade mais solidária. Esperamos que as pessoas despertem para o tema durante este mês e se envolvam”, disse.

A abertura oficial das comemorações do mês do Idoso tem vaga limitada. Os interessados devem adquirir seu convite na Secretaria do Idoso, na prefeitura de Londrina.

Programação

1/10
III Caminhada do Idoso
Local: Calçadão de Londrina, próximo ao relojão
Horário: 9h
Na programação, estão previstas aulas de alongamento, aferição de pressão, orientação nutricional, quick massagem, corte de cabelos e sorteio de brindes

3 e 4/10
Feira de Produtos Artesanais
Local: Prédio da Prefeitura – Entrada dos Funcionários
Produtos: Arranjos de flores artesanais, bordados, pintura em tecido liso, tecido xadrez, entre outros

19/10
Campanha “Respeito ao idoso no transporte coletivo” – 2011
Local: Terminal Urbano de Londrina
Horário: 14h
Será realizada panfletagem nos acessos do terminal
Evento promovido pela Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com TCGL, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e Grupos de Convivência

25 e 26/10
2ª Edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Centro de Educação Física e Esporte (CEFE)
Abertura: 13h30
Promovido pela Secretaria Municipal do Idoso em parceria com a UEL

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços