Prefeito participa da comemoração do 6ºaniversário da Economia Solídaria

Cerimônia contou com homenagem aos parceiros e colaboradores do programa que beneficia 250 pessoas

O prefeito Barbosa Neto participou, hoje (26) da solenidade de comemoração do 6° aniversário da implantação do Programa Municipal Economia Solidária na cidade de Londrina. O evento marcou o encerramento das várias atividades desenvolvidas em celebração ao aniversário do programa e contou com uma homenagem aos colaboradores e parceiros.

A Economia Solidária é um programa que trabalha e apoia iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda. As 250 pessoas envolvidas no programa, divididas nos 35 grupos empreendedores, se reúnem para produzir e gerar renda com o seu trabalho. Os principais produtos feitos pelos grupos são nos setores de alimentação, artesanato, confecção e prestação de serviços, como coffe breack e cabeleireiro.

O programa, através do convênio entre a prefeitura de Londrina e o Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR), custeia a matéria-prima inicial para a produção desses empreendimentos.

O prefeito Barbosa Neto reconheceu e demonstrou o seu incentivo ao trabalho realizado através do programa. “Temos que agradecer tudo aquilo que a inclusão produtiva vem fazendo na história da nossa cidade e no resgate de tanta gente. Na inclusão, acima de tudo, de pessoas que hoje produzem e têm a sua renda e que mostram esse trabalho maravilhoso”, enfatizou.

Barbosa afirmou ainda que a administração tem buscado aperfeiçoar cada vez mais o trabalho na área da Assistência Social em Londrina. “A assistência tem tido uma atenção especial dentro da prefeitura. Pegamos um orçamento de 6% e elevamos para 7%. Pegamos em R$ 22 milhões o orçamento para assistência social e vamos elevar em R$ 32 milhões, para o ano que vem, num aumento de 34%”.

O prefeito elencou algumas das medidas que estão sendo realizadas para a melhoria da assistência social. “Vamos construir quatro Centros Regionais de Assistência Social (CRAS) novos. Na segunda-feira, já começa a capacitação de 98 profissionais aprovados no concurso público, para serem preparados para o atendimento. Será construído, também, o primeiro centro de referência especial de assistência social, que é a porta de entrada para o tratamento da criança e do adolescente em situação de risco” completou.

A secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Marçal Micali, afirmou que o programa Economia Solidária está em constante transformação. “Vão acontecer algumas mudanças, em que a Agência de Trabalhador de Londrina (SINE), futura Secretaria do Trabalho de Londrina, terá uma parceria fundamental com o programa. Nós não teremos mais somente a inclusão produtiva, mais sim a do pequeno e do médio empresários. Estamos caminhando para o aperfeiçoamento”, destacou.

A gerente de Inclusão Produtiva da Economia Solidária, Nelma Liberato, explicou como funciona a forma de distribuição da renda adquirida pelos participantes. “Cada empreendimento daquilo que é produzido, é dividido igualmente com os seus participantes, e uma parte fica para a reposição da matéria-prima e continuidade desse processo produtivo”, esclareceu.

Nelma contou que o programa atende todas as regiões da cidade, inclusive os distritos rurais. Além, dos 35 grupos, existem outros 13 empreendimentos em formação. “Esses grupos em formação recebem cursos de economia solidária, técnica de capacitação para aprendizado da sua produção ou melhoria para a qualidade do seu produto”, esclareceu.

A gerente ressaltou ainda a importância da participação dos parceiros. “Durante este período, tivemos avanços, conquistas, erros e acertos. Porém, sabemos que muitos são os desafios, e que tudo isso só é possível graças ao apoio recebido por essa administração e de nossos parceiros. Eles acreditaram, através dos espaços de produção cedidos e viabilizados, através da aquisição de equipamentos, do apoio e do acompanhamento do saber científico e de investimentos do poder público”, concluiu.

A festividade foi realizada no Centro Público de Economia Solidária, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1.278. Além do prefeito, o secretariado municipal, parceiros e colaboradores que contribuem para o funcionamento da Economia Solidária, estiveram presentes e foram homenageados. Esteve presente, também, o Quinteto de Metais, que realizou uma apresentação musical.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade