A OMEP

Apresentação Institucional da OMEP no Brasil

A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar – OMEP é um órgão consultivo da UNESCO e do UNICEF, fundada em 1948 após a 2ª Guerra Mundial, para assistir crianças vítimas daquela barbárie. Ampliou-se para vários países e foi criada no Brasil em 1953, onde se expandiu a diversos estados por meio de Federações Estaduais e diversos municípios por meio de Associações Municipais. A OMEP é uma entidade não governamental e filantrópica destinada à realização de atividades sócio promocionais, assistenciais e educativas. São finalidades da OMEP promover a educação, a defesa dos direitos da criança e o aprimoramento dos recursos humanos envolvidos na Educação Infantil .

Para manutenção de suas atividades, a OMEP realiza cursos, encontros e seminários. Estas ações têm, também, o objetivo de defender e contribuir para a formação inicial e continuada, habilitação, qualificação e profissionalização de recursos humanos destinados à Educação, prioritariamente à Educação Infantil, e, também, depende de doações da sociedade civil de parcerias com a iniciativa privada e o poder público.

Finalidades e Diretrizes: OMEP- Brasil

  • Defender a criança, enquanto cidadã, sujeito de direito.
  • Promover, incentivar e contribuir com ações que visem a universalização e a democratização da educação infantil.
  • Promover a educação básica, especialmente no âmbito da educação infantil, de forma interdisciplinar e integrada a outros setores da política social, tais como saúde, assistência e cultura.
  • Defender e contribuir efetivamente para a formação inicial e continuada, habilitação, qualificação e profissionalização de recursos humanos destinados à educação, prioritariamente à Educação Infantil.
  • Promover a realização, divulgação e o intercâmbio de pesquisas e experiências através de publicações e outros meios de comunicação, seminários, cursos, congressos e eventos relacionados à educação e assistência à criança.
  • Manter o intercâmbio e cooperação com quaisquer entidades de direito público ou privado que desenvolvam programas de educação no Brasil ou no exterior, especialmente aqueles voltados para educação e cuidados com a infância e com a melhoria das condições de vida familiar.

Diretrizes Básicas da OMEP

  • Defesa dos Direitos da Criança
  • Defesa de uma política social para a infância
  • Visão integral e integrada da criança
  • Formação de profissional especialista e interdisciplinar
  • Defesa de recursos financeiros públicos específicos para a Educação Infantil

Um pouco sobre a História da OMEP

A OMEP foi fundada em Praga em 1948. Quatro anos depois, educadores brasileiros participaram do Congresso que se realizou no México e trouxeram a idéia para o Brasil.

Laura Jacobina Lacombe, Nise Cardoso, Lourenço Filho e Sara Dawsey, sob a orientação de Mme. Herbenière Lebert, Presidente da OMEP da França, fundaram em 1953 a OMEP no Brasil. Convidados para integrar o grupo, Fernando Azevedo, Anísio Teixeira, Francisco Venâncio Filho e outros educadores, pioneiros da OMEP no Brasil, organizaram a 1ª Diretoria do Comitê Nacional. Elegeram para presidente, o Juiz de Menores Dr. Sabóia Lima; para vice-presidente, Laura Jacobina Lacombe e para secretária, Nise Cardoso.

Escolheram como primeira sede da OMEP no Brasil, o Colégio Bennett (hoje sede da OMEP/BR/RJ), por possuir naquela época o I.T. (Instituto Técnico), voltado para a formação de professores do pré-primário.

Por iniciativa dos pioneiros, a OMEP realizou o primeiro levantamento da situação da pré-escola no Brasil.

Logo, o Colégio Jacobina criou o curso de Educadores da Infância, introduzindo também no seu currículo o estudo do desenvolvimento da criança como base da Educação Infantil.

O Comitê Nacional Brasileiro da OMEP promoveu, nesta época, um concurso para a escolha de um símbolo. Marisa Corrêa, jovem professora do Colégio Bennett concebeu um visual em que crianças, com características representativas das diferentes etnias, de mãos dadas, abraçavam o globo terrestre.

Logo após este concurso, a jovem Marisa se transferiu para o interior do Brasil (Goiás) e, somente 6 anos depois, veio a saber que seu projeto se transformara no símbolo internacional da OMEP, sendo hoje conhecido em mais de 60 países.

Em 1955, assumiu a Presidência da OMEP no Brasil, Laura Jacobina Lacombe, passando a sede para o Colégio Jacobina. Sua gestão profícua se estendeu por 25 anos.

Os ideais dos pioneiros foram conquistando outros estados, surgindo assim as primeiras associações em São Paulo, Bahia, e Rio Grande do Sul, que logo se estenderam para outras regiões do país.

­Em 1980, o Prof. Vital Didonet assumiu a Presidência do Comitê Nacional, transferindo a sede para Brasília. Sua gestão foi até 1987, quando passou o comando da Organização para o Prof. Pedro Demo.

A extensão territorial do país favoreceu a criação de novos núcleos e o ano de 1988 foi marcante na história da OMEP no Brasil, que se transformou numa Confederação, formada por Federações que, por sua vez, eram formadas por Associações.

Elâine Paes e Lima foi a sucessora de Pedro Demo na presidência da Organização. Durante sua gestão (1995-1998), a sede da OMEP Brasil passou para Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.

Em 1998, assumiu a presidência a Professora Rosa Emília de Araújo Mendes, de Belo Horizonte – MG, para onde transferiu-se a sede até o ano de 2001.

A Presidente da OMEP/Brasil – Gestão 2008-2010 – está em Campo Grande-MS, sob a direção da Profª Maria Aparecida Salmaze.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços