Novo açude beneficiará 30 mil pessoas PDF

foto_13O governador Cid Gomes assinou neste sábado (27) a ordem de serviço para a construção de uma adutora para o município de Amontada, na Região Norte. O anúncio foi feito durante a inauguração do açude Missi, em Miraíma, localizado da divisa entre os dois municípios e considerado o maior reservatório da Bacia do Aracatiaçu. O açude tem capacidade para armazenar 65 milhões de metros cúbicos de água e nele foram investidos R$ 31 milhões, através de parceria dos Governos Federal e Estadual.

De acordo com Cid Gomes, a construção da adutora vai garantir abastecimento de água a população estimada em 18 mil pessoas do município de Amontada que passam por dificuldades hídricas. "Não faz mais sentido que a gente tenha pessoas nessa condição e o nosso compromisso é universalizar o acesso a água em todo o Ceará", enfatizou. Cid também lembrou da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula: "Foi a partir da visão de pessoas empenhadas em melhorar a vida das pessoas que isso se tornou possível. É através dessas parcerias que estamos conseguindo isso e muito mais", disse Cid.

O Governador lembrou ainda que com a construção do novo reservatório de água, a população local terá oportunidade de incrementar a renda, através da aquicultura. Cid agradeceu ainda às famílias que tiveram que ser removidas para construção do açude. "Agradeço a compreensão, mas aposto que todo mundo saiu ganhando porque agora moram em locais mais apropriados e com mais infraestrutura de saúde e educação", afirmou.

Na ocasião, o Governador anunciou também a construção da estrada que liga os municípios de Miraíma a Sobral, de 38,9 quilômetros e que receberá investimentos de R$ 21,4 milhões e adiantou que está tentando viabilizar recursos em bancos internacionais para financiamento de um novo programa rodoviário. "Com o Banco Interamericano, eu solicitei um financiamento de U$ 600 milhões", explicou ao afirmar que se o financiamento for aprovado o Governo autoriza ainda a estrada Miraíma-Brotas-Itapipoca.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro outras quatro barragens estão em execução e deverão ser entregues à população até o fim deste ano. "Estamos concluindo a barragem Umari, no município de Madalena; a barragem Mamoeiro em Antonina do Norte; Gameleira em Itapipoca e Jenipapeiro em Baixio", esclareceu. A meta, de acordo com ele, é garantir água tanto para abastecimento como para agricultura irrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços