Educação profissional é tema de audiência pública em Rio Grande

Foto destaque
  • Diretor do Detrab afirmou que, para gerar empregos, é fundamental o diálogo entre todas as esferas
A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) participou, no início da noite desta sexta-feira (26), de uma audiência pública para promover o debate sobre a educação profissional no Rio Grande do Sul, na Câmara de Vereadores de Rio Grande. No evento, organizado pela Subcomissão de Educação Profissional da Assembleia Legislativa, o diretor do Departamento do Trabalho (Detrab) da STDS, Luiz Müller, foi um dos painelistas, representando o titular da pasta, secretário Luís Augusto Lara.

Müller falou sobre o empenho da STDS na elaboração de políticas públicas de trabalho e geração de renda, bem como a preocupação para que a oferta dos cursos de qualificação profissional tenha a empregabilidade garantida. "Mais do que o diploma, também interessa a contratação. Para formar, para empregar é fundamental o diálogo entre todas as esferas, onde instituições de educação profissional e técnica em conjunto com empresários, trabalhadores e comunidade, definam as principais necessidades de qualificação, fazendo com que as demandas sejam atendidas e ocorram melhorias nas condições de vida de quem conseguirá um emprego", esclareceu o diretor do Detrab.

Como exemplo, ele apontou o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Turismo, que por meio da articulação entre a STDS, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e empresários, oferece cursos que irão atender às necessidades da rede hoteleira, como a qualificação profissional na área de recepcionista.

Outro painelista foi do titular da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Pedro Luiz Maboni, que, além de apresentar o quadro das ofertas de qualificação profissional no Estado, relatou as principais ações previstas pela Seduc. "O mundo tecnológico e do trabalho são rápidos, por isso centramos esforços em qualificação dos docentes, preparados para acompanhar este ritmo de modificação, por meio da reestruturação dos espaços físicos, fortalecimento das escolas técnicas, implantação da área de pesquisa nos currículos, entre outros".

A audiência, presidida pelo deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, também teve a participação da coordenadora Regional de Educação, Neila Gonçalves, do representante do Legislativo Municipal, vereador Cláudio Costa, do diretor Geral do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas, José Carlos Nogueira, do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, Osvaldo Casares Pinto, além de autoridades locais, representantes da rede de educação do município e região, iniciativa privada e comunidade, que puderam expor as principais dificuldades enfrentadas e suas sugestões para a Subcomissão de Educação Profissional da AL.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade