Buddemeyer completa 60 anos e recebe homenagens

Os 60 anos da indústria têxtil Buddemeyer foram celebrados com sessão solene da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, realizada no dia 18 de agosto, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, no município de São Bento do Sul. O evento contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da companhia, Rolf Buddemeyer, um dos herdeiros da terceira geração da família do fundador, o imigrante alemão Friedrich Bernard Buddemeyer, além de autoridades municipais, parlamentares e empresários. A Casa Alemeida, que desde 2002 faz parte do Grupo Buddemeyer, também prestigiou a homenagem com a presença de Telma de Carlos, diretora executiva, Natasha Buddemeyer, gerente de Compras e Desenvolvimento de Produtos, Olívia Maita Soares, Coordenadora de Marketing e Vendas e Ricardo Leal, Visual Merchandising da marca. Um dos maiores fabricantes nacionais de têxteis-lar, a Buddemeyer possui parques industriais instalados nos municípios de São Bento do Sul e Campo Alegre, onde emprega 1.150 funcionários. Seu foco de mercado está nas classes A e B, atingindo, em 2010, um faturamento da ordem de R$ 150 milhões.No ano passado, exportou cerca de US$ 6,5 milhões em produtos para os mercados da Europa, Estados Unidos e Mercosul. Segundo o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, a empresa é um exemplo da capacidade empreendedora dos empresários catarinenses. “A Buddemeyer trouxe expressiva agregação de valor ao PIB do município, através do aumento da geração de impostos”. Em seu discurso, Rolf Buddemeyer disse que o empreendimento só foi à frente à custa de muito trabalho, perseverança, ética e moral. “Para os imigrantes alemães (naquela época) só o trabalho era alternativa de progresso econômico e social”.

Evolução histórica

A história da Buddemeyer começou com a vinda do imigrante alemão Friedrich Bernard Buddemeyer ao Brasil. Técnico têxtil e metalúrgico, ele fundou uma oficina de teares no distrito de Itoupeva (região de Blumenau), batizando-a de MecanoTêxtil Fritz Buddemeyer. A empresa funcionou sob seu comando até 1951, quando a família mudou-se para São Bento do Sul e passou a fabricar tecidos felpudos. A partir daí, os filhos Kurt e Siegfried assumiram a direção da fábrica que em uma década expandiu sua capacidade produtiva e, a partir dos anos 1970, começou a exportar para Europa e América do Norte. Em meados da década de 1980, a terceira geração da família assumiu o comando da empresa e hoje, Rolf, Marcos, Claus e Carlos Buddemeyer se encarregam de manter a tradição da marca, de produtos diferenciados e de qualidade. Nos últimos cinco anos, a produção de artigos de cama, que cresceu 135% e atualmente a Buddemeyer segue entre os líderes de mercado no País neste segmento.

Sustentabilidade e varejo

Rolf Buddemeyer destaca que uma das prioridades da empresa é aliar a inovação tecnológica ao respeito às pessoas e com o meio ambiente. Nos últimos anos, segundo ele, a empresa investiu pesadamente na modernização de seu parque fabril, aplicando tecnologia de ponta em diversos setores, como tecelagem, tinturaria e confecções. A Buddemeyer também utiliza modernos processos de biotecnologia no tratamento de efluentes, feito na própria Estação de Efluentes da empresa. Dessa forma, toda a água utilizada nos processos industriais volta tratada ao ambiente, sem riscos ou danos para a população, cumprindo a norma internacional Öko-Tex. Outra atitude positiva na empresa é que grande parte dos resíduos gerados é reciclada e, o restante, utilizado como combustível na caldeira. Lançadora de tendências, a Buddemeyer participa, anualmente, da Heimtextil, em Frankfurt, Alemanha, maior feira de artigos para o lar do mundo, e fabrica produtos para as mais importantes marcas mundiais. Toalhas de algodão egípcio, acabamento especial, toalhas e roupões com alta capacidade de absorção são alguns dos destaques de sua linha de produto. Hoje, a marca detém aproximadamente 4% do mercado brasileiro, o que representa mais de 40% de penetração em seu público-alvo (classe A/B). A Casa Almeida, com histórico centenário no comércio, a partir de sua integração ao Grupo Buddemeyer reposicionou a marca CASA by Buddemeyer modernizando seu portfólio e imprimindo uma identidade de bom gosto e inovação.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços