São João da Barra e São Pedro da Aldeia conhecem projeto de Geoparque


Riquezas naturais darão ao Rio de Janeiro segundo geoparque das Américas


Nesta sexta-feira, é a vez do município de São João da Barra discutir a proposta de criação do primeiro Geoparque do estado e, na próxima quarta-feira (03/08), São Pedro da Aldeia também fará uma reunião. O Geoparque Costões e Lagunas abrange uma área de 15 cidades, que vai Maricá até São João da Barra.


De acordo com a diretora de mineração do DRM, Debora Toci, a proposta de Geoparque será submetida à chancela da Unesco ainda este ano.


- A entidade é que dá a chancela de Geoparque e para receber este nome, a área deve abranger sítios geológicos de especial importância científica e que sejam representativos de parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos, além de importância cultural, histórica, ecológica, entre outras - explicou.


Reuniões estão sendo realizadas entre prefeituras envolvidas, entidades e a sociedade civil.


- Para apresentarmos este projeto precisamos do apoio da população local, da interação da comunidade e de projetos de educação ambiental, exigidos pela própria Unesco - informou Debora.


No mundo, existem 77 Geoparques e no Brasil há apenas um localizado no Ceará, o Geoparque Araripe.


- O selo dá a oportunidade de o local ser reconhecido mundialmente, fazendo com que o turismo cresça nas cidades - completou Flavio Erthal, presidente do DRM.


Além do DRM, vinculado à Secretaria Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), que também é um dos coordenadores, a coordenação do projeto inclui ainda a ETH Zurich (Universidade de Zurich), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), as universidades e as prefeituras, com o apoio da Petrobras.



  • Fotos

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços