Política estadual prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões até a final da gestão de Tião Viana

apresentacao_ministerio_publico_angela_peres_2.jpg
apresentacao_ministerio_publico_angela_peres_3.jpg
apresentacao_ministerio_publico_angela_peres_5.jpg
O governador Tião Viana acompanhado da equipe de governo esteve na manhã desta sexta-feira, 29, na sede do Ministério Público Estadual (MPE) para apresentar o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Acre (Foto: Angela Peres/Secom)
O governador Tião Viana acompanhado da equipe de governo esteve na manhã desta sexta-feira, 29, na sede do Ministério Público Estadual (MPE) para apresentar aos promotores e procuradores o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável, que busca desenvolver toda a economia do Acre.

“Vamos apresentar aos servidores nosso ousado projeto. Temos grandes desafios a serem vencidos. O planejamento prevê investimentos na ordem de R$ 3,4 bilhões em diversos setores. Espero que vocês possam ser conselheiros em nossa busca de resultados. A presença do executivo no MPE demonstra o respeito e a valorização das instituições”, disse o governador Tião Viana.

O detalhamento do programa foi feito pelo secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo. E falou das prioridades da política estadual de governo, como as ações de desenvolvimento econômico, de infraestrutura, de fortalecimento das atividades produtivas, de investimento na industrialização do Estado, entre outros.

“Trabalhamos em diversas frentes de forma integrada para que as ações gerem resultados positivos”, enfatizou o secretário de Planejamento. Um dos programas que será financiado com recursos do BNDES é o Ruas do Povo, que prevê a pavimentação de todas as ruas de todos os municípios acreanos.

Nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) o governo vai investir em saneamento ambiental integrado, com infraestrutura de rede de distribuição de água, rede de esgoto, drenagem e calçadas. Para o fortalecimento da micro agroindústria serão implantadas seis unidades artesanais de processamento de peixes, 20 abatedouros de aves e 5 de suínos, e também a construção da central de incubação do Vale do Juruá.

Na área ambiental para maior aproveitamento das áreas abertas o planejamento prevê a compra de 30 tratores agrícolas com implementos e 15 tratores de esteiras, o que vai beneficiar 800 famílias em todo o Estado.

“Este é um momento de troca de informações. Estamos apresentando os objetivos e metas do programa de governo”, destacou o diretor do Deracre, Marcus Alexandre, que falou das ações nas áreas de pavimentação de ruas e infraestrutura.

Os secretários falaram ainda dos resultados esperados com a implantação do planejamento estratégico. Entre eles a redução de 40% dos índices de doenças de veiculação hídrica, elevação da renda domiciliar per capita (devido a incorporação de novas atividades produtivas e a inserção de pessoas no mercado de trabalho), e também a diminuição do déficit habitacional.

“Saímos somente da fase do planejamento. Já estamos fazendo. O Programa Ruas do Povo, por exemplo, já é uma realidade”, pontuou o governador.

Sammy Barbosa, procurador-geral do MPE, agradeceu a presença da equipe de governo e do governador Tião Viana e aproveitou o momento para agradecer o apoio do executivo e do legislativo para a aprovação de dois projetos de lei, referentes à adequação geopolítica e ao Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores. “É uma honra receber a comitiva do poder executivo para termos mais informações sobre o planejamento de governo”.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços