Governo implanta observatório turístico do futuro



Acre é o primeiro Estado do Brasil a ter plataforma de planejamento e gestão turística
gur_3899.jpg
buraco_da_central.jpg
gur_6842.jpg
Ferramenta vai possibilitar investimentos em segmentos estratégicos para alavancar o turismo no Acre (Fotos: Diego Gurgel)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, visando potencializar as atividades de planejamento e gestão turística, acaba de implantar uma ferramenta importantíssima que ajudará a programar o posicionamento do Acre no mercado turístico nacional. A Rudder Invtur é uma ferramenta produzida pela Rudder Technologies, empresa especializada em amplificação dos destinos turísticos, com cases de sucesso espalhados por todo o mundo, como a África, por exemplo.

A partir de um gerenciamento interno, a Secretaria de Turismo vai ter um “termômetro” sobre os locais mais procurados e a sazonalidade de visitas ao Estado, e assim poder concentrar esforços nesses destinos, trazendo eficiência nas ações de investimento estrutural, de planejamento de marketing e planejamento e, num futuro próximo, ter a real estrutura do portal dos destinos do Estado do Acre.

Dessa forma, como num sistema de banco de dados, acontece um nivelamento de informações entre o Ministério do Turismo e o governo do Estado, os empresários do setor e os municípios que são os destinos indutores.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Acre que possui dois destinos indutores, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Os municípios possuem um posicionamento competitivo nos quesitos de sustentabilidade e de políticas ambientais. O sistema em implantação se trata de um mecanismo de inclusão no qual é essencial que participem os gestores e a iniciativa privada, sob a coordenação do Estado com o braço da Secretaria de Turismo.

Segundo o diretor executivo da Rudder, Javier Alperte, essa ferramenta traz para o Estado inovação no setor, posicionamento no mercado nacional e eficácia nos objetivos, resultando num sucesso absoluto. “Com isso, com certeza o Acre está inovando utilizando uma ferramenta que torna a gestão do turismo um observatório do futuro, uma vez que é o primeiro Estado brasileiro a utilizar o sistema, tomando uma atitude de países que são cases de sucesso da Rudder, como a África, por exemplo”, reforçou Javier.

A secretária de turismo, Ilmara Lima, demostra muita confiança e certeza de que o estado sairá frente utilizando a inovação de novas tecnologias para o desenvolvimento do setor. “É nosso dever como Governo do Estado, utilizar de quaisquer ferramentas que ajudem a desenvolver o turismo e o Invtur colocará o Acre no patamar competitivo do restante do país colocando nossos valores naturais à mostra”.

O lançamento oficial do Invtur acontecerá nesta quinta-feira, 28, na Expoacre 2011, no estande da Setul às 20 horas, serão apresentadas todas as características do sistema.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade