Cantora Verônica Padrão contagia público peruano na Feira Internacional do Livro Imprimir E-mail

Artista representou o Acre na noite dedicada ao Brasil

dscf2879.jpg
dscf2asdf894.jpg
dscf2887.jpg
Verônica Padrão contagiou a plateia da 16ª Feira Internacional do Livro de Lima (FIL-Lima), com o show Toadas Amazônicas (Fotos: Assessoria FEM)

Com uma voz marcada por uma forte sonoridade na interpretação de ritmos das várias vertentes da música regional da Amazônia, além do forró, a bossa nova e o samba, a cantora Verônica Padrão contagiou a plateia da 16ª Feira Internacional do Livro de Lima (FIL-Lima), com o show Toadas Amazônicas, na quarta-feira, 27. A artista representou o Acre na noite dedicada ao Brasil, que contou com o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour e Secretaria de Estado Turismo e Lazer.

O show, com uma hora de duração, reuniu um repertório de compositores nacionais e regionais como Keilah Diniz, Paulo Arantes, André Dantas e Zé Kleuber. A cantora esteve acompanhada pelo músico James Fernandes no violão, também diretor musical do show. Para marcar o intercâmbio entre Acre e Peru, Verônica dividiu o palco com os percussionistas peruanos Júlio Tirado e Sandro León.

Homenagem a Suzana Baca

Um dos grandes momentos do show foi a homenagem que a cantora fez a Suzana Baca, interpretando Maria Landó, o que rendeu fortes aplausos da plateia que lotou o auditório César Vallejo. Vencedora de um "Grammy" em 2002 com o álbum "Lamento Negro", Baca é a voz mais conhecida da música afroperuana. Suzana assumie nesta quinta-feira, 28, o cargo de ministra da Cultura do Peru, nomeada pelo presidente Ollanta Humala, e será a primeira governante negra desde a independência do país, em 1821.

“Foi muito emocionante. Senti o carinho da plateia durante todo o show. Ser acompanhada por James Fernandes e os percussionistas peruanos Júlio e Sandro foi de uma afinação muito forte entre nós. Isso comprova a importância da integração cultural. Temos muito o que intercambiar pela rica diversidade cultural entre os dois países. A homenagem a Suzana Baca é uma forma de cantar para que isso aconteça. O Acre é esse elo”, comentou a cantora.

O presidente da FEM, Dircinei Souza, que participa da FIL-Lima com o objetivo de fomentar e promover o intercâmbio na área da cultura e turismo, esteve presente ao show.

“O governador Tião Viana pretende implementar uma política de intercâmbio com os países fronteiriços nas diversas áreas. A cultura e turismo, evidenciando o aspecto econômico e também industrial, são áreas que compõem esse processo de integração entre Acre, Peru e Bolívia.

Participar da FIL-Lima é como uma vitrine, porque aqui estamos conhecendo o que está sendo produzido nos vários países que participam com suas produções literárias e outros, e também exibindo uma mostra da nossa diversidade cultural. É importante frisar que o Acre é o único estado que representa o Brasil na FIL-Lima”.

No estande do Acre é exibida uma mostra sobre a literatura que vem sendo produzida no estado, além das atividades que fazem parte do calendário artístico-cultural e turístico em formato digital e impresso. Um mix de material informativo dos produtos turísticos do Acre compõe a mostra, com vídeos que falam da rota internacional Amazonia-Andes-Pacífico e sobre a economia acreana.

A FIL-Lima é o mais importante evento cultural de representação das letras no Peru. Faz parte de um circuito de feiras internacionais na América Latina, de modo que tem o mesmo nível e importância das feiras de Guadalajara, no México, de Santiago, no Chile, de Bogotá, na Colômbia, de Buenos Aires, na Argentina, da Cidade do Panamá, no Panamá, e de Parati, no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade