Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que havia sido prorrogada até esta sexta-feira (29), foi estendida até o próximo dia 13 de agosto. A vacinação seguirá nos postos de saúde de todo o RS, com ênfase nos municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de imunização das crianças com idade entre um ano e menos de sete anos. Estes municípios devem avaliar sua situação e implementar estratégias na busca pela imunização das crianças ainda não vacinadas.

Até a manhã desta sexta-feira, o banco de dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), registrava cobertura de 93,09% do público alvo no RS, o que corresponde a 750.013 crianças. No total, a população estimada nessa faixa etária no Estado chega a 805.694 crianças.

Sociedade de Pediatria recomenda a vacina

A Sociedade de Pediatria do RS recomenda a vacina contra o sarampo, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças de um ano e menores de sete anos devem se imunizar, mesmo que já tenham tomado a vacina anteriormente.

Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, e foi antecipada em oito estados brasileiros para manter o país sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que há surto da doença na Europa. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o Exterior.

O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registrou sete casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010 foram oito casos confirmados no Estado - todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade