Lenda guarani mostra os desafios do amadurecimento a partir do singelo e inocente amor de um menino


Ainda hoje um manto branco recobre a cabeça das jovens esposas, relembrando uma história de amor, conta Alicia Baladan. A autora e ilustradora de Uma história guarani, lançamento de Edições SM, mergulha num universo fantástico e onírico para retratar as tramas do destino que levam o pequeno índio guarani a se tornar um homem bravo, respeitado e merecedor do amor da jovem que o esperou por tanto tempo.
Lenda guarani mostra os desafios do amadurecimento a partir do singelo e inocente amor de um menino

Para os guaranis, a aranha é um animal sagrado, que protege os recém-nascidos e cura feridas com sua teia. Mas conseguir um pouquinho desses fios preciosos, que se desmancham com facilidade, é uma tarefa árdua. O menino corajoso decide se aventurar pela floresta em busca de uma teia para presentear a amada. Ele enfrenta o desconhecido, a fragilidade, o tempo, o esquecimento e até a tristeza, caminhando entre as árvores, os bichos misteriosos e os sons da floresta. Quando retorna, já não é um menino e sua mãe é uma velha senhora, cujos cabelos brancos se misturam com a teia de aranha. Agora, o rapaz está pronto para tecer sua própria história.

As ilustrações em tons ocres, verdes e azuis criam a atmosfera de sonho e bucolismo na qual se passa esta lenda guarani. O rito de passagem da cultura indígena sul-americana se universaliza na prosa poética de Alicia Baladan, fazendo emergir com sensibilidade temas como o amadurecimento, a inserção do indivíduo na sociedade e o amor.

Sobre a autora – A uruguaia Alicia Baladan, nascida em 1969, vive na Itália. Formada em Belas-Artes, é escritora e ilustradora. Também participa de diversos festivais e exposições de cinema de animação. Uma história guarani é seu primeiro livro.

Título: Uma história guarani
Autora: Alicia Baladan
Ilustrações: Alicia Baladan
Tradução: Maurício Santana Dias
Número de páginas: 32
Formato: 20,7 x 26,5 cm
Preço: R$ 28
Indicação: Leitor fluente (a partir de 10 anos)
ISBN: 978-85-7675-510-4
Coleção: Álbum

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços