Barbosa encaminha projeto para criação da SMTER

Qualificação profissional e encaminhamento de grupos mais vulneráveis são as prioridades da Secretaria; 28.947 empregos já foram gerados nesta administração
O prefeito Barbosa Neto encaminhou, hoje (2) durante a coletiva de imprensa semanal, o projeto de criação da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) à Câmara Municipal de Vereadores. Participaram da assinatura do projeto, a coordenadora da Agência Municipal do Trabalhador (Sine), Neiva Sefrin, e o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Dorival Silvestre Arantes.
Segundo a gerente da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Neiva Sefrin, o projeto é fundamental para a cidade, pois Londrina precisa de uma Secretaria com uma política que atenda aos grupos mais vulneráveis, no esforço de incluir esses grupos no mercado de trabalho.

Neiva também falou que um dos objetivos da Secretaria é trabalhar, incluindo no mercado de trabalho pessoas com deficiência, proporcionar a oportunidade do primeiro emprego aos jovens, oportunizar empregos aos negros, às pessoas acima de 40 anos, mulheres e, também, os trabalhadores com baixa escolaridade. “A cidade está batendo recorde na geração de empregos, são 28.947 empregos gerados desde a posse do prefeito Barbosa Neto”, informou a gerente.
Ela ainda explicou que o SINE vai atuar como um dos projetos da Secretaria, encaminhando os profissionais cadastrados aos empregos oferecidos, como já faz. “Londrina tem o maior percentual de crescimento de empregos gerados no estado, contando com 8%”, explicou Neiva. O crescimento de Londrina supera o crescimento observado na média do Paraná que cresceu 6% e de Curitiba que é de 6,8%.
Segundo Silvestre Arantes, a Secretaria vai gerir e gerar ações que incentivem a geração de emprego e renda na cidade. “Com certeza, o ministro Carlos Lupi está feliz com isso e vai dotar de recursos esta secretaria”, completou Arantes.
Barbosa Neto, também, afirmou que a criação da Secretaria é uma grande vitória e que, nos próximos dias, ele deve também anunciar a criação da Estação Trabalho. “Já foi feito um estudo de impacto, e essa criação não deve onerar os cofres públicos, já que o Sine deve ser incorporado à Secretaria e apenas um cargo comissionado será criado”, explicou.
Com a criação da Secretaria do Trabalho e os diversos investimentos que a atual gestão vem disponibilizando para a área do emprego e renda, o prefeito cumpre mais um compromisso de sua campanha. Ele já entregou uma sede nova ao SINE; expandiu os postos de atendimento para a região norte e Terminal Rodoviário; colocou Telecentro na agência central e, numa atitude pioneira, o município passou a emitir carteira de trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade