Paratur entra na prevenção do turismo sexual durante a Copa

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Adenauer Góes) participou na quarta-feira (25), em Brasília, do Seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual, evento realizado pela Câmara dos Deputados, através das comissões de Turismo e Desporto e de Direitos Humanos. Adenauer foi um dos palestrantes do evento, que aconteceu no auditório Nereu Ramos e contou com a participação do Ministro do Turismo, Pedro Novaes.

As ações envolvendo esferas de governo federal, estadual e municipal, com a sociedade civil organizada em prol da prevenção da violência e do turismo sexual visam preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Na oportunidade, o ministro informou aos participantes que em 2005 foram gastos com o programa de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes cerca de R$ 200 mil. Em 2010, os gastos foram em torno de R$ 8,3 milhões. “O programa continua em 2011”. Disse o ministro.

Adenauer Góes, por sua vez, levou informações sobre a atuação da Paratur na execução do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, que consiste em ações de conscientização e prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes. Ele falou, ainda, sobre a retomada, pelo Governo do Estado, do Programa Pró-Paz, que atua também na linha de prevenção, conscientização e atendimento às vítimas dessa violência.

Adenauer Góes informou, ainda, que 30% dos casos de exploração sexual ocorrem em meios de hospedagem, e elogiou a atuação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e do Cedeca Emaús, que se destacam também nessa linha de garantia de direitos no Pará. “Nós devemos buscar a integração de políticas públicas, privadas e da sociedade civil organizada no intuito do enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, visando fortalecer a rede de instituições que atuam nessa área”. Alertou Adenauer, para quem um bom exemplo de avanços no Pará em termos de garantia de direitos é a criação do Projeto Mover – Movimento Pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Prevenção

Maio é o mês de maior mobilização no Brasil contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo em vista que 18 é o Dia Nacional de Enfrentamento dessa violação de direitos. O Seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual contou ainda com a participação da secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Ana Isabel Mesquita. “O turismo sexual é crime”, disse Bel Mesquita, ao informar que o MTUR realizou 178 seminários com a temática da prevenção do turismo sexual para a cadeia produtiva do turismo. Foram distribuídos, segundo ela, quatro milhões de peças publicitárias voltadas ao incentivo da denúncia do crime através do Disk 100 e outros mecanismo.

Participaram ainda, a secretária-executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual, Karina Figueiredo; o diretor-executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Geraldo Gonçalves Filho; o diretor-geral da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, César Augusto Gonçalves; o diretor de marketing da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Caio Magno Alves de Souza; Alinne Frazão Barbosa, representante da Secretaria de Turismo de Pernambuco; Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Walter Luiz, o deputado Romário, entre outros.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços