Música: Festival de Música da Madeira de 03 a 12 de junho com programa diversificado

- Com uma oferta de música diversificada e um público consolidado, decorre de 03 a 12 de junho o XXXII Festival de Música da Madeira, um evento anual já contratualizado até 2013, que representa um investimento cultural na ordem dos 500 mil euros.
O programa foi hoje apresentado em conferência de imprensa no Museu das Cruzes, no Funchal, pelo diretor regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva.
"Temos notado a consolidação do público do festival, como acontece sempre que a oferta é de qualidade", disse o responsável acerca das anteriores edições.
O giovernante regional salientou que o evento integra há dois anos os Festivais Culturais da Madeira, uma iniciativa que é apoiada por fundos comunitários e da qual faz parte o Encontro de Bandas Filarmónicas e os festivais Raízes do Atlântico e de Órgão.
Realçou que o Festival de Música "está vocacionado para a diversificação da oferta, visando proporcionar a madeirenses e turistas música variada, entre a antiga e a contemporânea".
João Henrique Silva destacou ainda o "novo figurino" do evento, que até há dois anos decorria apenas nos fins de semana de junho, e que abandonou o "modelo dispersivo" para tornar-se mais concentrado numa semana.
O festival é composto por 10 concertos e começa a 03 de junho com a atuação da companhia portuguesa de dança contemporânea Quórum Ballet, no Centro Cultural Casa das Mudas, na Calheta.
Este grupo vai apresentar os espetáculos "Dois Séculos", inserido nas comemorações nacionais dos 150 anos de Manuel Teixeira Gomes, que foi escritor e Presidente da República, e "A Menina de Pedra", destinado a um público infantil, no dia seguinte.

A 05 de junho, o destaque vai para a atuação do grupo francês Ensemble Organum, que oferece um registo mais clássico, baseado na "cantilação com origem nas três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e Islão".
Cumprindo a exigência do contrato para que o programa incluísse uma vertente regional, o quinto dia é preenchido por um recital de dois pianos do duo Robert Andres e Honor O'Hea, músicos residentes na Madeira, que fazem a estreia mundial da "A Abertura Festiva: Ilha de Sonho Madeira", do compositor e maestro madeirense João Victor Costa.
Concertos da Oxalys Ensemble, da pianista arménia Liliana Akpova e uma noite de música de salão do século XIX e XX com o Quinteto Pavão e Vitória integram também programa.
O grande momento será no encerramento com o espetáculo de música celta com Jordi Savall, que se junta a outros executantes de música antiga, como Andrew Laurence-King e Frank McGuire.

O Festival de Música da Madeira é um evento da responsabilidade da direção regional dos Assuntos Culturais, organizado, com base num concurso público, pela Edicarte.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade