John Banville venceu o prémio Kafka

O escritor irlandês John Banville foi distinguido com o prestigiado prémio literário Kafka, entregue anualmente pela Associação Kafka a um escritor internacional cujo trabalho se distinga pela “qualidade artística excepcional”.
“É uma grande honra receber este prémio internacional. Estou muito contente por fazer parte de uma lista de vencedores tão distinta”, disse o autor ao britânico Gaurdian.

O prémio, uma homenagem ao escritor alemão Franz Kafka, que foi criado em 2001, numa parceria entre a Associação Kafka e a cidade de Praga, na República Checa, distinguiu até hoje 11 escritores, entre eles o britânico Harold Pinter, o norte-americano Philip Roth e o japonês Haruki Murakami.

Segundo o Guardian, este galardão pode ser uma antevisão do próximo premio Nobel da Literatura, destacando que, em anos anteriores, o vencedor do Kafka foi também o escolhido da Academia Sueca, como aconteceu com Elfriede Jelinek e Harold Pinter.

“É um orgulho e uma honra ter sido o escolhido do júri”, garantiu John Banville, que conta já com 18 livros publicados, incluindo alguns assinados sob o pseudónimo de Benjamin Black.

O irlandês, que em 2005 venceu o Man Booker com o livro “The Sea”, explicou ainda que ganhar o Kafka Prize, no valor de 7 mil euros, sempre foi um dos seus desejos. “Era um dos prémios que mais queria, pela sua história, por tudo, é perfeito para mim. Kafka foi um grande escritor, é um privilégio.”

A cerimónia de entrega do prémio vai acontecer apenas em Outubro, em Praga. Nessa ocasião, o escritor vai ainda receber uma estatueta de bronze, igual ao monumento de Franz Kafka em Praga.

Em relação às probabilidades de ser o próximo prémio Nobel, John Banville é cauteloso. “A maioria dos escritores que venceram este prémio, não ganhou o Nobel. Mas espera, o meu telefone está a tocar, deve ser de Estocolmo”, brincou o escritor, garantindo que as coisas acontecem “uma de cada vez”.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços