Filmes premiados atraem amantes da sétima arte à Feira do Livro
Produções como 'Zorba, O Grego e 'José e Pilar' serão exibidos em cinema 'improvisado' e no Cineclube Cauim


A feira é da literatura, mas a sétima arte tenta cativar parte do público de Ribeirão Preto entre esta quinta-feira (6/5) e o dia 5 de junho, quando acontece a 11ª edição da Feira Nacional do Livro.
Em meio às obras à venda nas Praças XV de Novembro e Carlos Gomes, a organização, como já é tradição, montou um cinema com capacidade para cem pessoas e com tela de 145 polegadas para exibição de longas e curtas-metragens em plena praça. O Cineclube Cauim também oferece programação especial durante o evento.
Há uma programação específica para os adultos e outra diferente para as crianças. Os filmes infantis serão exibidos todos os dias, entre 8h30 e 11h30, e das 14h às 17h. Já curtas e longas metragens premiados em festivais pelo mundo têm três sessões diárias, às 11h30, 17h40 e 18h.

Público específico

Apesar de serem abertos ao público em geral, os cinemas acabam ocupados por um público específico. "Gosto do cineminha mais pelos filmes B, que são difíceis de entrar no roteiro comercial", afirma o historiador Marcelo Fidel, que se diz um apreciador de filmes brasileiros. Já a estudante Rafaela Cardoso vai passar longe dos filmes exibidos durante a Feira do Livro. "Não gosto muito de filmes, vou para ver os shows".
Tanto no cinema "improvisado" (às 18h do dia 30) quanto no Cauim (18h no dia 29), um filme chama atenção. "Zorba, O Grego" é um clássico de 1964 com sete indicações ao Oscar e três estatuetas. Estrelado por Anthony Queen, dirigido por Michael Cacoyannis, "Zorba" é uma adaptação do livro homônimo de Nikos Kazantzakis.
Mas os quase 50 anos do lançamento distanciam o êxito do conhecimento da maioria dos jovens. "É legal para que o pessoal conheça, mas acho difícil aparecer alguém que ainda não tenha visto o filme", acredita Fidel.
Outro filme que chama a atenção na programação é o documentário "José e Pilar", que será exibido no dia 30 de maio, às 14h e às 18h, no Cineclube Cauim. O filme do diretor português Miguel Gonçalves Mendes mostra a intimidade do escritor José Saramago, homenageado pela feira, com sua mulher, Pilar Del Río.



SERVIÇO

Cinema Cultural (entre as Praças XV e Carlos Gomes)
Sessões infantis das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h
Sessões premiadas às 11h30, 17h40 e 18h

Cineclube Cauim (rua São Sebastião, 920)
Sessões às 10h, 14h e 18h

Programação completa no site www.feiradolivroribeirao.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços