Festival de Teatro Brasileiro começa em Curitiba


No Paraná serão apresentadas doze peças teatrais mineiras



O Festival de Teatro Brasileiro (FTB) realiza no Paraná, de 30 de maio a 10 de julho, um rico mosaico composto de espetáculos cênicos, oficinas de qualificação de atores e de formação de platéia concebidas por experientes e consagrados atores, companhias e grupos de Minas Gerais, além de ações de estímulo ao intercâmbio entre grupos, circularão nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Araucária. Em sua décima primeira edição, o evento levará ao encontro das platéias paranaenses um diversificado painel da produção cênica de Minas Gerais com o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Caixa e incentivo do Ministério da Cultura/Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A primeira apresentação, o musical O Negro, a Flor e o Rosário, de Maurício Tizumba, acontece nesta segunda-feira, dia 30, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº), em dois horários às 14 e 20 horas. As sessões são gratuitas e voltadas para alunos da rede pública. No palco serão apresentados contos e personagens da cultura afro-brasileira. Divertido e bem-humorado, o espetáculo tem como eixo temático a mistura de costumes advinda da travessia de negros para o Brasil. Dirigida por Paula Manata, a peça circulou por vários festivais e cidades do interior de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além de ter integrado a 36ª Campanha de Popularização de Teatro e Dança. A montagem também recebeu prêmio de melhor trilha sonora original no 7º Prêmio Usiminas Sinparc de Artes Cênicas.

Ao longo dos 41 dias de realização do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira, etapa Paraná, serão apresentados espetáculos, oficinas e realizados bate-papos com o público após apresentações, convites a convivência e troca de experiências profissional entre grupos de Minas e do Paraná, além de um bem estruturado programa educativo para alunos da rede pública.

De fato, esta edição do Festival traz um bem elaborado programa de formação de plateia para alunos da rede pública, já experimentado em outras edições. Estruturado sob uma metodologia em três movimentos, que acontecem em dias diferentes. Num primeiro momento, professores e arte educadores realizam, em sala de aula, atividades lúdicas que instiguem a sensibilidade dos alunos para as artes cênicas. No segundo dia os alunos são levados para assistir a um espetáculo. O programa termina de volta a sala de aula, onde os alunos são estimulados a refletirem sobre a experiência vivenciada.

Na programação dos espetáculos do FTB – Cena Mineira destaca-se a influência da cultura de grupo, semeada pelo Galpão Cine Horto (núcleo de estudos e formação do Grupo Galpão). Uma série de coletivos produz trabalhos criados com base no sistema colaborativo. Dentre eles, estão em franca evidência nacional: Espanca! e Luna Lunera. Há ainda trabalhos em estéticas experimentais e híbridas, associando-se a linguagens como cinema, performance, vídeo, dança, e outros com potente discurso político e estético, como é o caso de BarbAzul. Em teatro-performance, a intervenção de rua com Baby dolls, formado por um coletivo de mulheres, faz ponte com e teatro contemporâneo de Minas.
“A diversidade de propostas estéticas é o que mais chama atenção na significativa mostra de trabalhos que compõem a programação do Festival Brasileiro de Teatro – Cena Mineira. Nos espetáculos a serem apresentados, há a evidência de um mercado teatral pulsante.” Destaca Sergio Maggio, um dos curadores do Festival.

O FTB de forma inovadora no país, investe na apresentação de espetáculos de diferentes segmentos da produção teatral de um determinado estado. A curadoria é feita por artistas, professores e acadêmicos do estado visitante. O intuito é prestigiar e divulgar a produção cultural de estados que têm poucas oportunidades de mostrar o trabalho desenvolvido fora dos seus limites regionais, com debates e apresentações de espetáculos. “O Festival de Teatro Brasileiro trabalha uma das políticas estimuladas pelo Ministério da Cultura que é envolver o estado e municípios nos segmentos culturais”. o formato dos espetáculos permitem que as pessoas de outros estados tenham a sensação do que está acontecendo no âmbito do teatro de cada estado’, explica seu diretor, o produtor Sérgio Bacellar.

As oficinas gratuitas abordarão desde a preparação corporal e criação de vocabulário físico à criação e apresentação de cenas, no teatro e em espaços públicos, e improvisos; passando por aulas práticas de construção e manipulação de bonecos, aulas teóricas sobre Commedia Dell’arte, bem como técnicas de interpretação a partir de trabalhos de corpo e voz. Oferecidas a um público diversificado, que inclui estudantes e profissionais de dança e teatro, produtores culturais e comunidade em geral, os mineiros certamente deixarão sua marca.

Os 72 espetáculos apresentados nas 10 edições do FTB foram apreciados por um público superior a 102 mil espectadores em mais de 260 apresentações. Como as ações de acessibilidade, chegam-se ao número de mais 13.500 pessoas que assistiram a apresentações de rua; e 55.000 pessoas que freqüentaram os teatros, a preços simbólicos de R$ 5,00 a meia-entrada ou com entrada gratuita. Ainda, mais de 19.000 crianças e jovens, da rede pública de ensino ou em situação de risco, assistiram gratuitamente a espetáculos diversos.

No Paraná serão apresentadas doze peças teatrais mineiras:

O Negro, a Flor e o Rosário (30/05 no Guairão), Congresso internacional do medo, direção Grace Passo, (dias 23 e 24/06 no Guairinha), Concessa Tecendo prosa, direção Iolene de Stéfano, (dias: 25 e 26/06 no Guairinha e 09/07 e 10/07 no Teatro da Praça em Araucária), Nesta Data Querida, direção Rita Clemente, (dias 02/07 e 03/07 no Teatro José Maria Santos), BarbAzul, direção Ângela Mourão (dias 02/07 e 03/07 no Cine Teatro Ópera Ponta Grossa), Baby Dolls (Dias 27/06 na Praça 19 de dezembro e 28/06 na Praça Generoso Marques), Receita e Massageou seu gato hoje? (dias: 30/06 e 01/07 no Teatro José Maria Santos), Cortiços, direção Tuca Pinheiro (dias: 30/06 e 01/07 no Guairinha), Pedro e o Lobo, direção Álvaro Apocalypse (dias 02/07 no Cine Teatro Ópera Ponta Grossa e 03/07 no Guairinha), Concessa – Pendura e cai, direção Iolene de Stéfano (dias: 07/07 e 08/07 no Guairinha) e Mania de Explicação, direção: Rodolfo Vaz (Dias: 09/07 no Teatro da Praça em Araucária e 10/07 no Guairinha)

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços