Bayer HealthCare lança o suplemento de vitaminas e minerais Supradyn®Ativa


Novo produto suplementa a ingestão de vitaminas e minerais não obtidos por meio da alimentação, em meio a uma rotina em que, muitas vezes, é privilegiado o consumo de refeições pouco saudáveis
Bons hábitos alimentares diários, com uma dieta que supra as necessidades de nutrientes, vitaminas e minerais no organismo são essenciais para prevenir doenças e manter o corpo saudável. Entretanto, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o ritmo acelerado imprime uma rotina por vezes desgastante, parte da população privilegia uma alimentação não balanceada ou industrializada, com a ingestão de muita gordura, açúcar e calorias. A conclusão é da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da última POF, comparados a pesquisa anterior, indicam a queda do consumo de itens tradicionais na composição do total médio diário de calorias adquiridas pelo brasileiro, como o arroz (de 17,4% para 16,2%) e feijão (de 6,6% para 5,4%), com crescimento na proporção de comidas industrializada como pães (de 5,7% para 6,4%), refrigerantes (de 1,5% para 1,8%) e refeições prontas (de 3,3% para 4,6%).
A pesquisa VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônicos) realizada pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde da população adulta residente em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, também destaca o novo perfil alimentar da população brasileira. A avaliação, que vem sendo realizada desde 2006, tem demonstrado déficit de ingestão de frutas e hortaliças, alimentos fonte de vitaminas e minerais. O levantamento revela que, comparativamente aos anos pesquisados, em média apenas 15,4% dos homens e 20,5% das mulheres seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde: o consumo de cinco ou mais porções diárias destes alimentos. “É importante que a dieta contenha a ingestão regular e balanceada de proteínas, carboidratos e lipídios, além de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais”, afirma a nutricionista Ana Ceregatti.
A mudança do padrão alimentar do brasileiro pode não trazer prejuízos à saúde a curto prazo, mas os seus efeitos podem ser perceptíveis no decorrer dos anos. “A má alimentação favorece a obesidade, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. A ausência de micronutrientes essenciais também torna o organismo mais suscetível a doenças infecciosas, como por exemplo, no caso das mulheres, a candidíase vaginal e a infecção urinária”, afirma o Dr. José Bento, ginecologista e obstetra.
Para ajudar a suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais, que, por não serem produzidos pelo organismo são considerados essenciais e devem ser obtidos por fontes externas, a Bayer HealthCare lança Supradyn® Ativa. Com uma fórmula desenvolvida especialmente para os brasileiros, Supradyn® Ativa pode ser consumido diariamente, não contém açúcar, e suplementa a ingestão de 13 vitaminas e 10 minerais, importantes para o metabolismo energético. Supradyn® Ativa foi lançado globalmente, sendo a França e a Itália os primeiros países a comercializar o produto, juntamente com o Brasil, primeiro da América Latina a distribuir o suplemento alimentar.
“Idealmente, uma alimentação equilibrada deve cobrir as necessidades diárias de micronutrientes, mas em uma rotina marcada pela falta de tempo e pelo excesso de atividades, muitas pessoas optam por alimentos prontos e de preparo rápido, que são altamente calóricos e nada nutritivos”, afirma Ana Ceregatti. A energia para os processos metabólicos do organismo é proveniente da alimentação diária, portanto, refeições não balanceadas podem tornar as pessoas mais suscetíveis a doenças. “Especialmente no caso das mulheres que somam jornada de trabalho com afazeres domésticos e acabam por não cuidar de sua saúde adequadamente. É muito importante que seja realizado exames preventivos aliados a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos”, diz o Dr. José Bento.
Exercitar-se com regularidade, estudar para melhorar a qualificação profissional – seja em um curso de língua estrangeira ou formação superior -, ou simplesmente se dedicar ao lazer, caso das pessoas que desejam aprender a tocar um instrumento musical ou realizar outras atividades artísticas, são alguns dos desejos almejados por grande parcela da população, que diante de uma agenda atribulada precisa se atentar para manter no mínimo as cinco refeições diárias – café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar – composta por alimentos nutritivos e saudáveis.

Vitaminas, minerais e os seus aportes
Os micronutrientes, vitaminas e minerais, são importantes para o bom funcionamento do organismo. A vitamina A, por exemplo, auxilia a resposta imunológica e a vitamina D é importante para a manutenção da massa óssea, ajudando a evitar a osteoporose. O cálcio é um mineral que atua na formação estrutural dos ossos e dos dentes; já o cobre age no combate a radicais livres e no funcionamento adequado do sistema imunológico. “Para quem busca uma dieta rica em nutrientes, diversificar a composição das refeições com frutas frescas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões é uma dica a ser seguida”, explica Ana Ceregatti.
Em consonância com esta busca pela educação nutricional e para que os padrões de alimentação saudável fossem adaptados as necessidades da população norte-americana, o governo dos Estados Unidos criou em 1992 a pirâmide alimentar, que se tornou uma referência mundial. Com o objetivo de reduzir o consumo total de gordura saturada, que eleva os níveis do colesterol, o guia alimentar recomendava o baixo consumo de gorduras e sugeria a preferência por refeições compostas com alimentos ricos em carboidratos, como pães, cereais em flocos, arroz e massas.
Em 2001, Walter Willet, professor do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard propôs uma nova disposição dos grupos alimentares, uma vez que a pirâmide anterior parecia não contribuir para a diminuição de doenças crônicas não transmissíveis na população norte-americana, como as doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Além de estimular a prática de exercícios físicos e o controle de peso, dispostos na base da pirâmide alimentar, o professor de Harvard também apontou a necessidade de estimular o consumo de fibras presentes em frutas e vegetais, que ganharam maior destaque em sua versão. Entre outras modificações propostas, o pesquisador incluiu ainda o uso de suplementos alimentares para fornecer uma dose extra de vitaminas e minerais em complementação a dieta.
As vitaminas são fundamentais em diversos processos bioquímicos, por isso é importante ficar alerta para os sinais de carência desses nutrientes. “Na deficiência marginal de vitaminas, podem ocorrer sintomas inespecíficos como fraqueza, cansaço e diminuição do apetite. Os sintomas específicos ou característicos das hipovitaminoses só irão ocorrer na deficiência grave de vitaminas”, orienta Ana Ceregatti.

Perfil X carência de vitaminas e minerais
Para alguns grupos de pessoas, a suplementação de vitaminas e minerais é essencial, uma vez que determinadas situações podem aumentar as necessidades destes nutrientes:

* Mulheres que estão amamentando e gestantes;
* Idosos, por déficits causados pela menor absorção de vitaminas e tendência à diminuição da síntese de vitamina D na pele;
* Vegetarianos estrito, pela ausência de fontes de vitamina B12 em suas dietas e pelo risco de apresentarem deficiência de outros nutrientes, especialmente os que sofrem interferência das fibras e fitatos na absorção;
* Pessoas em dietas alimentares muito restritivas ou que necessitam de equilíbrio nutricional;
* Pacientes que se recuperam de cirurgias ou de doenças graves;
* Crianças com hábitos alimentares ruins e as que estão em dieta para perder peso;
* Atletas, quando a carga de exercícios exige um maior aporte destes nutrientes.


Sobre Supradyn® Ativa

Supradyn® Ativa é um suplemento com 13 vitaminas e 10 minerais importantes para o metabolismo energético. Com uma fórmula desenvolvida especialmente para os brasileiros, Supradyn® Ativa suplementa as necessidades de ingestão de vitaminas e minerais não obtidos por meio da alimentação. O produto é disponibilizado em duas apresentações, com 30 e 60 comprimidos, pode ser consumido diariamente e não contém açúcar. SAC 0800 723 1010.

Sobre a Bayer HealthCare

Com produtos inovadores para a prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças, a Bayer HealthCare tem soluções completas, utilizando tecnologia de última geração, para a saúde humana e animal. A Consumer Care, divisão de medicamentos isentos de prescrição da Bayer HealthCare, conta com mais de 170 marcas, presentes em mais de 80 países, e um amplo portfólio composto por diferentes categorias, como antiinflamatórios, analgésicos e antiácidos; produtos dermatológicos; vitaminas e multivitamínicos.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços