As provas do Enem serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro


Até esta quinta-feira, mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o total chegue a 6 milhões até o fim do prazo de inscrições (10 de junho).
Pelo menos 24 universidades federais já diponibilizaram em seus sites informações sobre o uso da nota do Enem 2011 para ingresso nos cursos com início no primeiro semestre de 2012. Em 14 instituições, o exame será a única etapa de seleção, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou por inscrição na própria faculdade. Em outras quatro, o Enem irá substituir a primeira fase do vestibular.
As inscrições para o Enem 2011 começaram na segunda-feira e seguem até 10 de junho, exclusivamente pela internet, no site do Inep. Até o momento, São Paulo lidera em número de inscritos, com 213 mil, seguido por Minas Gerais (131 mil), Rio de Janeiro (95 mil) e Bahia (92 mil).
Candidatos a uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), terão de prestar obrigatoriamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a menos que já estejam participando do Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (PAAES).
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. Em 2009, o Ministério da Educação deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços