Ministra divulga ações afirmativas pela igualdade racial



Luiza Bairros discutiu os objetivos principais do Ano Internacional dos Afrodescendentes e da campanha “Igualdade é Pra Valer”


Depois de participar da coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, foi até o auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) ampliar a discussão dos objetivos principais do Ano Internacional dos Afrodescendentes e da campanha nacional “Igualdade Racial é Pra Valer” para cerca de 300 pessoas.
O evento foi aberto com duas apresentações culturais de alunos do Colégio Estadual Albino Feijó e membros da Paróquia Nossa Senhora da Glória, do parque Ouro Verde, região norte da cidade. Durante seu pronunciamento, a ministra enfatizou a boa participação do Brasil na III Conferência Mundial contra o Racismo, realizado em 2001 na África do Sul. “Na ocasião, a nação brasileira assumia o compromisso de tratar a igualdade racial como prioridade. Vemos os bons resultados no trabalho feito em todo o País, como visualizamos hoje em Londrina”, disse.
Luiza Bairros destacou que a campanha “Igualdade Racial é Pra Valer” convida todos os agentes sociais a se engajarem no processo de construção da igualdade racial no Brasil. “Não é uma ação exclusiva do movimento negro, mas sim a responsabilidade de cada indivíduo em lidar com zelo desse assunto”, comentou. A ministra elogiou a iniciativa da Prefeitura de Londrina em implantar esse modelo desde cedo, já que a administração entregou 13.500 livros sobre a “História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena” para a rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária de Educação, Karin Sabec Viana, que representou o prefeito Barbosa Neto, o combate ao racismo deve começar pelo corpo docente de cada unidade escolar. “É essencial a participação dos diretores e professores, que estão sendo capacitados sobre como tratar essa questão da melhor maneira possível”, ressaltou.
Segundo a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina e coordenadora de Promoção da Igualdade Racial na região Sul do Brasil, Maria de Fátima Beraldo, o movimento negro conta uma ampla rede para debater a igualdade racial. “Temos o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA)e da Universidade Estadual de Londrina (UEL)”, argumentou.
Na opinião da diretora da Escola Estadual Indígena João Kavagton Vergílio, localizada na terra indígena do Apucaraninha, o evento é importante para discutir o assunto com os 320 alunos da escola. “É essencial para que as crianças tenham um contato maior com a diversidade étnica, realidade que convivem diariamente”, frisou.
Para a diretora da Escola Municipal Suely Ideriha, localizada no bairro Vitória Régia, região leste da cidade, Cleuza Lúcia, o professor é um dos responsáveis principais para que o debate seja eficiente dentro da sala de aula. “A direção deve ser exemplo quando falamos da igualdade racial. Já trabalhamos isso com os nossos alunos, mas reconhecemos que a discussão deve ser ampliada”, observou.
Na parte da tarde, a ministra Luiza Bairros fala sobre sobre “Ações Afirmativas na Educação, as Relações Etnicorraciais” e sobre o Ano Internacional dos Afrodescendentes”. O Sincoval fica na rua Governador Parigot de Souza, número 220.


Da Redação

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços