Centro de Distribuição da Unifrango fica pronto ainda este ano


Após enfrentar situações imprevistas, que atrasaram os planos traçados pela empresa, o cronograma de construção do Centro de Distribuição Refrigerado (CDR) do Grupo Unifrango S/A - no Distrito de Vila Reis - agora está pondendo ser seguido. A previsão é de que a obra, primeira de uma série de etapas que vai resultar em um complexo de exportação, esteja concluída em novembro. Acompanhado do vice-prefeito Waldemar Garcia (PSDB), do secretário Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura, Ivo Gilberto Martins, além do engenheiro responsável pela edificação, Mário Camargo, o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), esteve no canteiro de obras nesta quinta-feira (28/04). No momento, estão em execução a fundação e construção do trevo de acesso ao empreendimento (terceira pista). Pelo menos cinco empresas especializadas em grandes obras vão estar envolvidas no projeto até sua conclusão. “A Unifrango é um empreendimento que vai fazer a diferença em nossa cidade. É um investimento que vai fortalecer a nossa economia, gerar emprego, renda e tributos, como ICMS e ISS. Embora pareça simples, não é só chegar e ir construindo. Tudo é muito bem calculado pelos investidores. Além da chuva, o início das atividades foi bastante demorado pois o terreno possui muita pedra. Tem locais onde a perfuração para o alicerce está sendo feita manualmente”, ponderou o prefeito João Carlos.
Com área construída de 6,5 mil metros quadrados, o CDR da Unifrango vai absorver recursos na ordem de R$15 milhões e utilizar os modais rodoviário e ferroviário para escoar a produção avícola diretamente para o Porto de Paranaguá, de onde seguirá para diversos países e mercado interno via cabotagem (envio da produção para o Norte e Nordeste). “Esta obra é única no setor no estado do Paraná. Desde que foi anunciada até o momento, ela não ficou parada, o projeto teve evoluções de destaque e é importante que a população saiba. Os diretores do Grupo Unifrango foram buscar as melhores tecnologias para o centro que estão construindo em Apucarana”, anunciou o engenheiro civil Ivo Gilverto Martins, secretário Municipal.
O terreno onde a Unifrango está se instalando tem área de 15 alqueires e foi repassado pelo município dentro do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodea) para que a empresa estruture um complexo avícola voltado à exportação em Apucarana. “O trevo deve estar pronto em 90 dias. A obra do CDR começa a tomar corpo na próxima semana com a concretagem da estrutura das fundações e todo projeto tem previsão hoje para estar pronto em novembro”, explicou Mário Carmargo, engenheiro da Unifrango. Segundo ele, a empresa já mantém contato com agricultores interessados na criação de frangos. “Já temos contato para a produção e alojamento de quase um milhão de unidades. Precisamos chegar a um número de dois milhões para que tenhamos a segurança de iniciarmos outras fases do projeto, que são a construção de frigorífico e fábrica de ração”, comentou Camargo.
O contato com a unidade em Apucarana pode ser feito na Rua São Gerônimo, 383 – Barra Funda. Telefone 3422-0135.
Criado em 2002, a Unifrango hoje é formada por 19 abatedouros e incubatórios de frango do Paraná. São 13 abatedouros e 6 incubatórios, que juntos lideram o ranking na produção diária de pintainhos e detêm a terceira posição no abate de aves no Brasil.
Entre as autoridades presentes na visita às obras também estiveram os vereadores Mauro Bertoli e Valdir Frias.

Prefeitura trabalha para expandir áreas industriais

Um dos principais articuladores na conquista da unidade da Unifrango para Apucarana, o vice-prefeito Antônio Waldemar Garcia (PSDB) informou que a prefeitura tem discussões adiantadas no sentido de expandir áreas para instalação de novas empresas na cidade. “Acreditamos muito nas parcerias-públicos-privadas. Não posso ainda dar mais detalhes, mas tudo caminha muito bem. São negociações que dentro de pouco tempo o prefeito João Carlos deve estar anunciando”, disse Garcia. Segundo ele, uma vez concretizadas, as parcerias vão abrir novas áreas industriais nos contornos Norte e Sul. “Até mesmo a Cidade Industrial de Apucarana deve ser viabilizada nestes moldes”, concluiu.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços